CPI da BRK recebe especialista para palestra sobre esgotamento sanitário na capital

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a prestação de serviços da BRK Ambiental em Palmas recebeu, na manhã desta segunda-feira (25), a professora e mestre em Ciências do Ambiente Tatiana Ferreira Wanderley Alves. A especialista proferiu palestra sobre as infraestruturas de esgotamento sanitário, com o objetivo de oferecer à comissão um panorama sobre o setor, suas tendências, falhas e acertos. Assista a íntegra aqui.

Durante a apresentação, a professora explicou o conceito de esgotamento sanitário e discutiu as tecnologias disponíveis para o tratamento da água residuária gerada nas residências. Além disso, ela destacou a importância do tratamento do esgoto sanitário, ressaltando que é uma das formas mais comuns de poluição hídrica no mundo, causando impactos ambientais e problemas de saúde pública. Tatiana mencionou ainda casos como o lançamento de esgoto in natura no rio Tietê, em São Paulo, que resultou em diversas doenças relacionadas à água.

Ao responder a questionamentos sobre os perigos enfrentados pela população de Palmas após vazamentos de esgoto que atingem o lago da capital e outras áreas durante o período chuvoso, a especialista explicou que os impactos dependem da quantidade de esgoto e de água. “Em muitos casos, a água da chuva, por ter maior volume, consegue diluir as impurezas, minimizando os danos. Agora se for em um rio menor, como o Córrego Machado, situado na região Sul da cidade, o impacto será mais significativo”, explicou.

O presidente da CPI, vereador Josmundo (Podemos), expressou sua satisfação com a apresentação da professora Tatiana, destacando a importância das conclusões obtidas para o prosseguimento das investigações. “Sabemos que a BRK precisa investir mais para melhorar seus serviços, evitando assim vazões do esgoto. No entanto, também tem que haver a conscientização e educação ambiental da população para o uso adequado das estruturas de esgoto”, enfatizou.

Também participaram da palestra o relator da CPI da BRK, vereador Nego, o membro da comissão vereador Eudes Assis (PSDB) e o vereador Pedro Cardoso (Republicanos). As reuniões da CPI ocorrem às segundas-feiras no plenário da Casa de Leis e são transmitidas ao vivo pelo YouTube da CMP.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais