Casos de violência contra idosos aumentaram 38% em 2023

No mês de outubro, quando é celebrado o dia do idoso, as forças de segurança do Tocantins atuarão de forma conjunta na Operação Virtude, que tem início nesta segunda-feira, 2, com o objetivo de combater diversas formas de violências praticadas contra pessoas idosas. A operação segue até o dia 31 de outubro em todo o Estado.

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, houve um aumento de 38% nos casos de violência contra pessoas idosas no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Nesse sentido, a Operação Virtude, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) em território estadual, surge como uma forma de intensificar as ações de enfrentamento da violência contra os idosos.

O delegado da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Vulneráveis (DAV Palmas), Ricardo Real, destaca a importância da operação. “Todas as formas de violência contra o idoso são também uma violação aos direitos humanos, e, portanto, devem ser denunciadas e receber total atenção do poder público. Dessa forma, a Operação Virtude é de extrema relevância para a proteção dos idosos vítimas de violência e também para potencializar as ações já realizadas pela Polícia Civil nesse sentido”, completou.

Entre as ações previstas para ocorrer, durante a Operação Virtude, estão a apuração de denúncias de crimes de violência contra pessoas idosas, instaurar/concluir inquéritos policiais, levantamento de mandados de prisão em aberto e/ou alvos para que sejam cumpridos, realizar ações educativas e palestras, entre outras.

Operação Virtude conta com atuação da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO), do Serviço Social do Comércio (Sesc Tocantins), instituições municipais e ocorre, inicialmente, nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Dianópolis, Pedro Afonso e Wanderlândia.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais