Após atuação do MPTO, escola que seria fechada em Porto Nacional terá novo prédio

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio de sua atuação resolutiva, conseguiu que a Escola Municipal Padre Luso Matos, localizada em Porto Nacional, que anteriormente seria fechada, seja transferida para o prédio da Escola Estadual Frei José Maria Audrin, que estava desativada.

A mudança de posicionamento ocorreu após a concessão do prédio, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para a Prefeitura do município, como resultado de tratativas que tiveram a participação da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional.

A princípio, a unidade escolar seria fechada em razão do baixo número de estudantes matriculados nos últimos quatro anos e do custo de manutenção, já que a escola funcionava em imóvel alugado. Diante da situação, o promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira, da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, promoveu audiência pública em agosto de 2023, a fim de ouvir a comunidade e representantes da gestão municipal.

No encontro, foi deliberada a formação de Comissão Técnica com representantes do Poder Legislativo, comissão de pais, servidores da referida escola, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura para discutir a regularização da oferta escolar para o ano de 2024.

Reuniões

Após a audiência pública, foram feitas reuniões entre a Secretaria Municipal de Educação e a Comissão Técnica, ocasião em que se decidiu pela transferência da escola para o prédio disponibilizado pela Seduc.

A escola, no momento, passa por reforma e a previsão é que as aulas sejam retomadas na próxima segunda-feira, 05.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais