Vereador Pedro Cardoso destaca papel dos pioneiros durante sessão solene em homenagem aos 34 anos da capital

Em homenagem aos 34 anos da capital Palmas, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Solene para homenagear os membros da Associação dos Pioneiros de Palmas (APPA), durante a solenidade, eles relembraram as histórias de luta e como foi o processo de consolidação da capital. A homenagem foi realizada na noite da última quinta-feira (18).

Pioneirismo

O pioneiro e senador, Eduardo Gomes (PL), destacou que Palmas é a capital pioneira do Brasil.

Anúncio no meio do texto

“Palmas é a capital dos pioneiros, pois em qualquer capital que você andar não encontrará mais um pioneiro de fundação dessas cidades ainda vivas. Somente a gente, sob a graça de Deus, pode vivenciar esse momento. A memória de Palmas não é apenas para ser lida, mas, sobretudo ser vivida, porque a maioria dos pioneiros ainda estão entre nós”, ressaltou.

Memorial

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) também esteve presente na solenidade e prometeu a construção de um memorial para homenagear os pioneiros.

“Necessitamos resgatar e manter viva a história da nossa cidade. Aproveito a oportunidade para dar uma boa notícia a todos: iremos transformar o atual Paço Municipal em um memorial dos pioneiros onde ficarão os registros fotográficos e bibliográficos como acervos para que outras gerações também tenham acesso a essas memórias. Uma justa homenagem a cada homem e a cada mulher que construiu e constrói a história de Palmas no nosso dia a dia”, defendeu Cinthia.

Sonho Realizado

O vereador Pedro Cardoso (UB), fez questão de destacar o papel dos pioneiros que acreditaram em um sonho que hoje é realidade.

“Gostaria de relembrar aqui que se não fosse pela luta dos pioneiros que acreditaram no sonho de construir uma nova capital, nós não estaríamos aqui hoje, comemorando o aniversário de 34 anos da nossa cidade. Quero agradecer a todos os que tornaram essa realidade possível e parabenizar toda população palmense pelo aniversário da nossa capital”, destacou.

Um dos pioneiros homenageados, o ex-senador Totó Cavalcante, disse que abraçou a causa da criação do Estado do Tocantins e que também registrou seu nome na história da Capital.

“A nossa história começou bem no passado com tantas pessoas que lutaram pela criação desse Estado e foram muitas lutas que valeram à pena, porque temos hoje essa linda capital planejada da forma que sempre sonhamos”, lembrou.

A sessão foi proposta pelo vereador Eudes Assis (PSDB), no decorrer do evento foram entregues títulos de “Pioneiro de Palmas” para homenageados que contribuíram para a construção da cidade.

Estiveram presentes ao evento Luciélia de Aquino Ramos, Joaquim Pereira de Souza Filho, membros da diretoria da Associação dos Pioneiros de Palmas, também a Presidente da Fundação Cultural de Palmas Cleizenir Divina e o Deputado Estadual Eduardo Mantoan (PSDB).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais