E aí, você sabe identificar um golpe quando o assunto é o seu dinheiro e investimentos?
Após novas manchetes de golpes bilionários no Brasil, alguns até envolvendo famosos, podemos perceber o quão não educados financeiramente somos, talvez até gananciosos.
Para comprovar isso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) desenvolveram um site de uma empresa fictícia, com uma oferta de fundos de ações com a garantia lucros altos. Durante os 4 meses em que ficou ativo, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, o site recebeu quase 885 mil visitas – e em 49% das vezes os usuários clicaram em botões da página inicial que indicavam a intenção de investir. Quando faziam isso, os visitantes eram levados para uma página educativa, alertando sobre o risco que correram e orientando sobre potenciais ciladas e formas de se proteger.
Ao longo dos anos e após diversas pesquisas, identificamos que o golpe mais comum no Brasil são as pirâmides financeiras, em que os supostos especialistas vendem ganhos rápidos sem esforço por parte do investidor. Atualmente, os esquemas têm utilizado, em sua maioria, um suposto aluguel de criptomoedas, que serão – ou deveriam ser – operadas via trading para obter os retornos prometidos.
Com o intuito de informar e educar nossos leitores, vamos esclarecer alguns pontos que podem auxiliá-los a identificar uma pirâmide financeira:
- Fique atento quando houver uma promessa de lucros altos no curto prazo – “3% ao mês garantido” já é um lucro alto para o mercado financeiro;
- A palavra “garantido” jamais será utilizada por um real profissional do mercado financeiro;
- Uma empresa que opere investimentos de forma legalizada nunca usará uma conta em nome do sócio ou de um operador para receber o dinheiro, o dinheiro deve ser movimentado/investido no SEU nome, ou em pouquíssimas situações no nome da empresa gestora;
- Vendedores muito ansiosos e insistentes para que você faça o investimento são um sinal de alerta;
- Empresa com CNPJ novo, poucas informações fornecidas sobre o produto, a empresa, os sócios, a forma de rentabilizar o dinheiro: sinal vermelho e alarme apitando;
- Empresa que NÃO POSSUI REGISTRO NA CVM: sinal vermelho, alarme apitando, giroflex aceso e qualquer outro sinal de alerta que você conheça.
Você me pergunta: como posso identificar todos esses detalhes? E eu te digo: em primeiro lugar, se você percebe que tem algo estranho e sente a necessidade de pesquisar sobre esse suposto investimento, já é um sinal amarelo; segundo: www.google.com.br basta uma busca no site com o nome e CNPJ da empresa e no site da CVM.
Recentemente falamos aqui sobre passos para iniciar nos investimentos e o principal deles era “busque conhecimento”, aqui eu repito: busque conhecimento sobre investimentos.
Investimentos reais possuem sim riscos, e é por isso que nenhum profissional do mercado, por melhor que seja, irá “garantir” a sua rentabilidade. Investimentos podem ser afetados pela economia local, pela política, pela macroeconomia, por riscos de setores específicos.
Para finalizar, vamos citar o suposto “investpix”, que tem circulado muito nas redes sociais, em que um amigo posta (confiança) com provas sociais (outras pessoas confirmam a veracidade) e um retorno altíssimo (normalmente dobra o valor) em até 30 min. Preciso ainda dizer que é golpe?