Orientadores da Educação Infantil participam de treinamento sobre Comunicação Não-Violenta (CNV)

A Secretaria Municipal de Educação de Palmas inicia na quinta-feira, 04, o ciclo de Formação com Orientadores Educacionais da Educação Infantil da Capital.  A primeira programação ocorrerá no auditório da Casa do Empreendedor, das 8 às 18 horas, com o treinamento sobre Comunicação Não-Violenta (CNV).

A educadora parental Isadora Rodrigues conduzirá a formação durante todo o dia. De acordo com ela, o foco será capacitar os educadores que atuam na educação infantil para utilizarem e multiplicarem a comunicação não violenta no dia a dia do trabalho, buscando uma comunicação mais empática e eficaz com crianças, pais e colegas.

“Vamos abordar conceitos e técnicas da CNV, como a observação, a identificação de sentimentos, a expressão de necessidades e a elaboração de pedidos, para que os professores  possam aplicá-los em seu cotidiano de forma efetiva. Além disso, o curso vai enfatizar também a importância da escuta ativa, da empatia e da tristeza na construção de relações mais saudáveis e produtivas, bem como explorar casos práticos e situações reais para ilustrar a aplicação da CNV no contexto escolar”, destaca.

Anúncio no meio do texto

De acordo com a diretora da educação infantil de Palmas, Priscila de Freitas Machado, com a formação, os orientadores educacionais poderão multiplicar em suas unidades, como a comunicação com crianças, pais e servidores deve acontecer.

“A intenção é que a informação chegue aos alunos e suas famílias de forma mais clara, assertiva e respeitosa, primando pela qualidade das relações interpessoais e para um ambiente escolar mais harmonioso e acolhedor”, avalia.

A partir de maio, a formação com os orientadores acontecerá mensalmente, com término previsto para dezembro, quando será realizado o fechamento dos temas previstos para serem abordados. A próxima etapa está agendada para dia 1º de junho e o tema a ser trabalhado será a ‘Emoção e ação pedagógica: Uso de reforçadores comportamentais na Educação Infantil’.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais