Ruraltins leva oficinas sobre o Plano Ater Tocantins às regionais do órgão no Estado

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), iniciou nesta semana as oficinas de apresentação do Plano de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Tocantins, o ATER Tocantins. A ação começou na segunda-feira, 24, em Paraíso do Tocantins, em seguida, em Araguaína, e nesta quinta-feira, 27, ocorre na Delegacia Regional de Apoio de Araguatins.

“A proposta das oficinas é construir ações de fortalecimento da ater para a agricultura familiar, por meio das estratégias do Plano Ater Tocantins, estas ações serão definidas em conjunto com os técnicos e profissionais da extensão, onde serão ouvidas as demandas, a necessidade das Regionais e Unidades Locais do Ruraltins junto aos agricultores. Hoje nós temos programas, convênios e parcerias e principalmente o apoio do Governador para ampliar as ações que já estão sendo executadas e também novas propostas pensadas em garantir o acesso do produtor às políticas públicas e melhorar a suas atividades produtivas”, explicou o gestor Washington Ayres.

O Plano Ater Tocantins vai contemplar o desenvolvimento de cadeias produtivas prioritárias no Estado, sendo elas a Apicultura e Meliponicultura, Mandiocultura, Avicultura Caipira, Fruticultura, Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Horticultura.

Anúncio no meio do texto

As oficinas são apresentadas pelo técnico do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), José Carlos Moraes, que aborda diversas propostas para a melhoria e fortalecimento do serviço de ater no Tocantins, dentre elas a estruturação, modernização e capacitação, com ênfase na valorização do profissional de ater; o Programa inclusão produtiva Rural,  que une assistência técnica ao acesso a recurso financeiro para implantação e desenvolvimento de atividades produtivas; e também os Programas Alimenta Tocantins; Mecanização Agrícola, Fomento à Agroindustrialização; Incentivo ao Turismo Rural e Sistemas de Produção Sustentável.

As próximas oficinas estão previstas para semana que vem, de 02 a 12 de maio, em Miracema, Colinas, Porto Nacional, Taguatinga e Gurupi. 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais