Nupav lança cartilha sobre rede de proteção da mulher vítima de violência

Nesta terça-feira, 25, o Núcleo de Prevenção das Violências, Promoção da Saúde e Cultura de Paz (Nupav) da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) lançou a cartilha ‘Você sabe como o Nupav pode ajudar a salvar vidas?’. O material será entregue nas ações descentralizadas ao longo deste ano e também estará disponível em breve de forma digital nas plataformas da Prefeitura de Palmas.

Segundo a coordenadora do Nupav, Leyssane Marta Ayres Arruda, a cartilha é uma iniciativa importante da Rede de Proteção à Mulher em Situação de Violência que integra o Nupav e espera-se que seja uma fonte de disseminação de informações sobre a prevenção da violência contra a mulher em Palmas, além de conscientizar a população sobre a importância de envolver-se no combate à violência.

A professora do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e membra do Nupav, Graziela Reis, explicou que a cartilha apresenta os serviços de atendimento à mulher em situação de violência de Palmas, informa à sociedade sobre os tipos de violência contra a mulher e as formas de buscar ajuda, e apresenta à mulher em situação de violência um acesso fácil aos serviços da Rede de Proteção incentivando-as a buscá-los.

Anúncio no meio do texto

“Essa ferramenta ajudará na proteção, cuidado e redução das violências cometidas em desfavor das mulheres, facilitando a interlocução entre profissionais dos diversos serviços que integram a rede de proteção à mulher em situação de violência, incentivando as denúncias e evitando novos casos ou punindo os autores no caso da violência já perpetrada, além de informar canais de denúncia”, acrescenta a secretária-executiva da Saúde, Anna Crystina.

A secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, também esteve no evento, na oportunidade representando a prefeita Cinthia Ribeiro. Ela agradeceu ao trabalho do Nupav no fortalecimento da rede de apoio. “A demonstração desse trabalho coletivo e articulado em favor da mulher vítima de violência mostra compromisso e sensibilidade com a nossa população e vai trazer resultados importantes”, completa.

Nupav Mulher

Compõem o Nupav Mulher: Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Ministério Público do Estado do Tocantins (MP-TO), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/TO), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP), Coordenação Distrital de Saúde Indígena Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), Hospital Geral de Palmas (HGP), Hospital e Maternidade Dona Regina,  Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); dentre outras instituições no âmbito estadual e municipal.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais