Palmas inicia vacinação contra VSR para gestantes a partir da próxima segunda

A Prefeitura de Palmas começa na segunda-feira (8) a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) nas salas de vacina das Unidades de Saúde da Família (USFs). A aplicação integra o Calendário Nacional de Vacinação e passa a ser ofertada exclusivamente para gestantes a partir da 28ª semana de gestação.

O imunizante é recomendado pelo Ministério da Saúde como estratégia de proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, período em que o risco de agravamento por bronquiolite e outras infecções respiratórias é maior. A vacina promove a chamada imunidade passiva, garantindo anticorpos transferidos da mãe para o recém-nascido.

Município recebeu 1.337 doses e aguarda novas remessas

Anúncio no meio do texto

Palmas recebeu um primeiro lote com 1.337 doses, quantidade inicial enviada pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde estima que o município deva ultrapassar quatro mil doses ao longo das próximas entregas, suficientes para atender toda a população-alvo prevista.

A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, afirma que a rede está pronta para iniciar a aplicação.

“A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço importante na proteção dos nossos recém-nascidos. Estamos preparados para iniciar a aplicação em todas as USFs e orientar as gestantes sobre a importância dessa imunização que salva vidas”, disse.

A imunização será oferecida nas salas de vacina das USFs, mediante apresentação do cartão da gestante, documento pessoal e Cartão SUS.

Serviço

Início: segunda-feira, 8 de dezembro
Público-alvo: gestantes a partir da 28ª semana (7º mês)
Locais: salas de vacinação das Unidades de Saúde da Família (USFs)
Documentos: cartão da gestante, documento pessoal e Cartão SUS

Informações: Jesuino Santana/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais