Projetos de Lei do PPA e LOA serão apresentados na Câmara Municipal de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas fará na próxima quarta-feira (10) uma audiência pública para apresentação do Projeto de Lei do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e da Lei Orçamentária Anual (LOA). Na sessão, representantes da Prefeitura farão a leitura das propostas e sua distribuição às comissões competentes, especialmente a de Finanças, Orçamento e Fiscalização. A partir dessa etapa, os vereadores iniciam a análise técnica dos projetos, verificando sua compatibilidade com o Plano Diretor, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e as metas fiscais vigentes.

A audiência é aberta ao público e tem o objetivo de permitir que a população conheça a previsão de receitas e despesas municipais para 2026 e as ações estratégicas definidas para os próximos quatro anos.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Gestão, André Cheguhem, os projetos protocolados no Legislativo no dia 1º de dezembro incorporam as contribuições enviadas pela população durante a consulta pública do PPA.

Anúncio no meio do texto

“A consulta pública contou com um número significativo de participações dos palmenses, e estes votos foram analisados e inseridos no projeto de lei. Por isso, a audiência é um bom momento para a população conhecer a proposta de ações e os investimentos futuros do governo municipal”, afirmou.

A consulta pública foi encerrada em 24 de novembro e registrou 16.552 visitas ao site.

Demandas mais votadas pela população

A Prefeitura também divulgou as prioridades mais citadas pelos cidadãos nas diversas áreas temáticas avaliadas durante a consulta pública. Entre elas:

Educação – Ampliação da oferta de vagas na educação infantil.
Saúde – Expansão de consultas e exames especializados.
Meio Ambiente – Aumento das ações de arborização na cidade.
Cultura e Turismo – Fortalecimento do turismo e realização de grandes eventos.
Infraestrutura – Redução de pontos de alagamento em vias urbanas.
Governança e Gestão – Incentivo ao desenvolvimento profissional dos servidores.
Desenvolvimento Social – Fomento a programas sociais integrados.
Urbanismo – Melhoria da acessibilidade e mobilidade urbana ativa.
Economia – Atração de empresas para geração de emprego e renda.
Juventude, Esporte e Lazer – Recuperação e criação de espaços públicos de esporte e lazer.
Agricultura – Ampliação do suporte técnico e financeiro aos produtores.
Segurança Pública – Intensificação de ações de patrulhamento e prevenção.

A audiência pública será o primeiro passo para que os vereadores avaliem as propostas enviadas pelo Executivo antes da votação final.

Informações: Jurbiléia Pinto/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais