Palmas inicia cadastramento habitacional nesta terça-feira (02)

A Prefeitura de Palmas inicia nesta terça-feira (2) o diagnóstico e o cadastramento habitacional das famílias que vivem nas áreas incluídas no Programa Palmas Mais Resiliente, começando pelos setores Jardim Santa Bárbara e Jardim Aureny II. A etapa marca o início do processo técnico que vai orientar as intervenções de urbanização previstas para a região do Córrego Machado.

O trabalho será conduzido por equipes das secretarias de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Habitação, além da Defesa Civil Municipal. Na semana anterior, nos dias 27 e 28, os cadastradores participaram de treinamentos sobre os objetivos do programa, as ações planejadas e o questionário que será aplicado aos moradores.

O levantamento coletará informações sobre perfil das famílias, características das edificações e atividades econômicas locais. Os dados também vão subsidiar, quando necessário, processos de reassentamento considerados seguros e justos pelos órgãos envolvidos.

Anúncio no meio do texto

Intervenções previstas

O Programa Palmas Mais Resiliente prevê obras de infraestrutura, recuperação ambiental e ações sociais voltadas aos moradores das proximidades do Córrego Machado. Entre as intervenções estruturais estão melhorias no controle de alagamentos, contenção de transbordamentos, prevenção de deslizamentos e mitigação de ilhas de calor.

“As obras do Programa Palmas Mais Resiliente, que incluem o Parque dos Pioneiros, vão ajudar a reduzir problemas como alagamentos, transbordamentos do córrego, deslizamentos e o excesso de calor. Uma das ações previstas é o plantio de árvores e recuperação de áreas verdes degradadas em pontos estratégicos da região”, destacou o secretário-executivo de Planejamento Urbano, Lúcio Milhomem.

Além da parte estrutural, o programa também prevê medidas de desenvolvimento socioeconômico, como cursos de capacitação profissional, apoio a pequenos negócios, implantação de hortas comunitárias e auxílio para pequenas reformas nas residências.

Atendimento aos moradores

Em caso de dúvidas sobre o cadastramento, os moradores podem procurar a Subprefeitura da Região dos Aurenys e Taquaralto, instalada no Laboratório de Articulação Urbana, no Jardim Aureny III, em frente ao Sesc.

Outros canais de atendimento:

  • Diretoria de Engenharia Habitacional – (63) 3212-7385
    ACSE 01 – Av. JK – Edifício Via Nobre Empresarial, Lote 28 A – 4º Andar
  • Ouvidoria – (63) 99219-9853
    ACSU-SE 50 – Av. NS-02, Conj. 1 – Edifício Buriti, 3º Piso
    E-mail: [email protected]
  • Site: ouvidoria.palmas.to.gov.br/ouvidoria

Informações: Samuel Cunha/Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais