Laurez Moreira nomeia Osires Damaso e Mateus Pelizari para cargos estratégicos no Governo do Tocantins
O governador em exercício Laurez Moreira nomeou Osires Rodrigues Damaso como secretário de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional e Mateus dos Santos Pelizari como vice-presidente-executivo do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) na segunda-feira (20).
As mudanças fazem parte de uma ampla reestruturação administrativa promovida pelo governo estadual, que oficializou 64 novos nomes para cargos em secretarias, autarquias e órgãos vinculados.
Osires Damaso assume Secretaria das Cidades
Natural de Campinorte (GO), Osires Damaso construiu sua trajetória política em Paraíso do Tocantins, onde também iniciou carreira como empresário no setor hortifrutigranjeiro. Atuou em entidades como a Associação Comercial e Industrial de Paraíso do Tocantins (Acio), o Sindicato Rural de Paraíso e a Associação Tocantinense de Supermercados (Atos).
Ingressou na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em 2010 e foi reeleito em 2014, exercendo a presidência da Casa por dois mandatos. Em 2018, foi eleito deputado federal. Em 2025, assumiu a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), onde conduziu ações voltadas à agricultura familiar.
Na nova função, Damaso pretende “fortalecer o desenvolvimento urbano, ampliar o acesso à moradia e promover a integração entre os municípios tocantinenses”, conforme informou o governo.
Mateus Pelizari será vice-presidente do Naturatins
Mateus dos Santos Pelizari, natural de Gurupi, é engenheiro agrícola formado pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) e pós-graduado em geoprocessamento e georreferenciamento. Com experiência em estudos ambientais, já exerceu mandato de vereador em Figueirópolis, no sul do Tocantins.
Outras nomeações
Entre as demais nomeações publicadas no DOE estão:
- Luiza Rocha Pinheiro, secretária de Estado da Comunicação;
- César Hanna Halum, secretário da Agricultura e Pecuária, também respondendo interinamente pela Pesca e Aquicultura (Sepea);
- Vânio Rodrigues de Souza, secretário de Estado da Saúde;
- Jairo Soares Mariano, secretário da Fazenda;
- Bruno Sousa Azevedo, secretário da Segurança Pública;
- Estellamaris Postal, secretária da Cidadania e Justiça;
- Ronaldo Dimas Nogueira Pereira, secretário do Planejamento e Orçamento;
- Narubia Silva Werreria, secretária dos Povos Originários e Tradicionais;
- Romildo Santos Barbosa, secretário do Turismo;
- Cledson da Rocha Lima, presidente do Naturatins;
- Adenieux Rosa Santana, presidente do Ruraltins;
- Elvio Quirino Pereira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt);
- José Wilson Saboia Neto, presidente do Detran/TO.
As nomeações integram o processo de composição da nova estrutura administrativa do governo tocantinense, que ainda prevê ajustes em secretarias e autarquias ao longo do ano.