Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista idealizado por Wanderlei e Leo Barbosa será inaugurado em Palmas

O Tocantins está prestes a colocar em funcionamento o seu primeiro Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), uma iniciativa idealizada pelo governador afastado Wanderlei Barbosa e pelo deputado estadual Léo Barbosa. O projeto, que segue modelos de referência nacional e internacional, tem investimento inicial de R$ 13 milhões e foi concebido para oferecer diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a formação continuada de profissionais da área da saúde e educação.

Desde 2022, o deputado Léo Barbosa vinha articulando o Centro, com a realização de visitas a unidades do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em Belém, Pará. O INDSH é uma Organização Social de Saúde (OSS) focada na gestão de hospitais e referência no acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

CETEA Tocantins

Anúncio no meio do texto

A criação do CETEA foi autorizada por Wanderlei Barbosa em 12 de dezembro de 2024, durante reunião em seu gabinete no Palácio Araguaia, em Palmas. O encontro contou com a presença de técnicos do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), do Pará, e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto. A experiência do CIIR é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH e serviu como base técnica e administrativa para a estruturação do centro tocantinense.

CETEA – Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista – Foto: Divulgação

Meses depois, em 2 de abril de 2025, o governador assinou o termo de compromisso para implantação do CETEA, durante o 2º Encontro de Pais de Autistas do Tocantins, realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO). O documento formalizou a parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) — responsável pela gestão do CIIR — e destinou R$ 13 milhões para a criação da unidade.

O novo centro funcionará em Palmas e deve oferecer atendimento multidisciplinar, com equipe formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e educadores especializados. A proposta é também descentralizar os serviços, levando ações de triagem e acompanhamento para outras regiões do estado.

Visita técnica em Israel

Em junho de 2025, durante missão oficial a Israel, Wanderlei Barbosa e a primeira-dama Karynne Sotero visitaram o Instituto Shalva, referência mundial em inclusão e reabilitação de pessoas com deficiência. A visita serviu para incorporar novas metodologias ao projeto tocantinense e ampliar o escopo do atendimento que será ofertado no CETEA.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais