Projeto da vereadora MaryCats é aprovado e garante placas informativas sobre direito de acompanhante em consultas e exames

A Câmara Municipal de Palmas aprovou nesta terça-feira (16) projeto de lei da vereadora MaryCats da Causa Animal (Podemos) que determina a fixação de placas informativas em unidades de saúde públicas e privadas da Capital. O objetivo é divulgar o direito das mulheres de terem acompanhantes em consultas, exames e procedimentos, conforme previsto na Lei Federal nº 14.737, de 27 de novembro de 2023.

O que diz a proposta

As placas deverão estar em locais visíveis e informar que a paciente pode escolher um acompanhante maior de idade. O texto também prevê que, em casos de sedação, a unidade de saúde disponibilize um profissional da área, preferencialmente do sexo feminino, para acompanhar a paciente.

Anúncio no meio do texto

Justificativa

A autora do projeto afirma que a medida busca ampliar a informação sobre um direito já garantido em lei. “Muitas vezes, a falta de informação impede que as mulheres usufruam desse direito. A fixação das placas vai reforçar a transparência, prevenir situações de risco e assegurar um atendimento mais humanizado”, explicou MaryCats.

Impacto

Segundo a vereadora, a implantação das placas não gera custos significativos aos estabelecimentos, já que a confecção pode ser feita com investimento mínimo. Em contrapartida, ela argumenta que os ganhos sociais e psicológicos para as mulheres atendidas são relevantes.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais