Rota da Fruticultura 2025 percorre cinco cidades do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com outras instituições, abriu as inscrições para a 2ª edição da Rota da Fruticultura, que será realizada entre os dias 15 e 18 de setembro de 2025. O formulário de inscrição já está disponível online.

Durante os quatro dias de programação, a expedição vai percorrer 1.350 quilômetros, com paradas em cinco municípios: Rio dos Bois, Dianópolis, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Pugmil. Em cada localidade, os participantes terão a oportunidade de conhecer propriedades rurais que utilizam tecnologias aplicadas ao cultivo de frutas como abacaxi, banana, coco, manga, melancia, maracujá e pitaya.

Segundo o gerente de Agricultura da Seagro, Francisco Alves Lima, o evento consolida o trabalho conjunto de várias entidades e reforça a importância estratégica da fruticultura no estado.

Anúncio no meio do texto

“Essa edição tem como objetivo reunir produtores, agroindústrias, técnicos e poder público, valorizando a diversidade de frutas produzidas no estado e promovendo a agricultura familiar e empresarial, além da geração de emprego e renda”, destacou.

Produção em números

O Tocantins tem se destacado no cenário nacional pela variedade e volume de sua produção frutícola. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2023, o estado produziu aproximadamente:

  • 108,7 mil toneladas de abacaxi,
  • 83,8 mil toneladas de melancia,
  • 35,6 mil toneladas de banana,
  • 1,5 mil tonelada de maracujá.

Com esses números, a expectativa é que a Rota da Fruticultura 2025 fortaleça ainda mais o setor, impulsionando a troca de experiências, a inovação tecnológica e a abertura de novos mercados para os produtores tocantinenses.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais