Palmas sedia 1º Festival da Literatura Independente do Tocantins
Começou nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Escritor, o I Festival da Literatura Independente do Tocantins (Flito), evento que reúne cerca de 50 autores e autoras independentes e mais de 70 artistas de diversas áreas culturais em Palmas. A programação ocorre até domingo (27), com atividades no Museu Casa Suçuapara, no Parque Cesamar, e encerramento na Praia da Graciosa.
Com apoio cultural da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o festival promove mesas de debate com escritores, editoras independentes e uma feira de livros com exposição e venda de obras regionais. Também estão previstas atividades como contação de histórias, apresentações musicais, artes visuais e artesanato.
Nos dias 25 e 26 (sexta e sábado), as atividades acontecem das 9h às 21h na Casa Suçuapara. Já no domingo (27), a programação se concentra nas areias da Praia da Graciosa, a partir das 17h.
Clique aqui para ver a programação completa.
De acordo com o organizador do Flito, Matheus José da Silva, o apoio institucional foi essencial para a viabilização do projeto. “Ter uma Fundação Cultural na cidade que olha para os artistas e os apoia, como foi feito com o Flito, é algo que nos deixa muito feliz. Por sermos independentes, sem este apoio público, nada disto seria possível”, afirmou.
A presidente da FCP, Luara Aquino, reforçou o papel da fundação no incentivo à cultura local. “A partir de eventos como o Flito, a cultura literária, a poesia e a arte em suas mais diversas formas chegam ao maior número possível de pessoas aqui em Palmas”, destacou.
Mais informações sobre os artistas presentes estão disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram: @flitocantins.
Informações: Marcus Mesquita/Secom Palmas