Inscrições para as provas do Exato 2025/2 começam em agosto

A segunda edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato) será aplicada no dia 19 de outubro. O cronograma da prova foi definido pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) e inclui publicação de edital no dia 30 de julho, com período de inscrições entre 7 de agosto e 10 de setembro.

A prova é uma etapa de habilitação e será utilizada como critério de seleção para cursos da UFT (Universidade Federal do Tocantins), UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins) e IFTO (Instituto Federal do Tocantins). A aplicação ocorrerá em 14 cidades tocantinenses com câmpus de pelo menos uma das instituições participantes.

Inscrição, isenção e público-alvo

Anúncio no meio do texto

A taxa de inscrição será de R$ 70. Estudantes inscritos no CadÚnico, indígenas e quilombolas poderão solicitar isenção nos dias 7 e 8 de agosto, mediante envio de documentação comprobatória.

O exame é aberto a candidatos de todo o país que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.

Habilitação e oferta de vagas

O Exato funciona como uma prova de habilitação, e não como um processo seletivo específico. As instituições envolvidas devem divulgar nas próximas semanas os quadros de vagas que serão oferecidas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026 por meio da nota do Exato.

Na Universidade Federal do Tocantins, pelo menos 50% das vagas devem ser destinadas a participantes da prova, enquanto a outra metade será preenchida via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base nas notas do Enem.

Informações atualizadas sobre o exame são divulgadas no perfil oficial do Instagram: @acessoexato.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais