Naturatins conclui capacitação de brigadistas no Parque Estadual do Lajeado

Mais de 40 novos brigadistas que irão atuar nas Unidades de Conservação (UCs), receberam treinamento

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu na última quinta-feira (17) o treinamento dos novos integrantes da Brigada Gavião Fumaça. A capacitação, iniciada na terça-feira (15), ocorreu no Parque Estadual do Lajeado (PEJ) e integrou o Plano Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.

Mais de 40 brigadistas recém-contratados participaram da formação, com aulas teóricas e práticas voltadas ao combate de incêndios em Unidades de Conservação (UCs) do estado. O curso foi promovido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e Defesa Civil Estadual.

Entre os temas abordados durante os três dias de capacitação estiveram controle de queimadas, manejo de animais em fuga, saúde ambiental, mudanças climáticas, primeiros socorros e coleta de dados após incêndios.

Anúncio no meio do texto

“No último dia de treinamento, os brigadistas colocaram em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, com foco na preparação para o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação do Estado”, afirmou o coordenador do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, Lyon Cardoso.

Coordenador do Núcleo de Manejo Integrado do Fogo do Naturatins, Lyon Cardoso, (à direita) fala sobre a importância do treinamento – Foto: Andréa Marques/Governo do Tocantins

O curso teve como foco a ampliação do conhecimento sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF), com atividades conduzidas por técnicos da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, em parceria com o CBMTO e a Defesa Civil.

Para os brigadistas recém-contratados, a capacitação foi considerada uma etapa essencial para atuação em campo. “O curso foi fundamental para nos preparar para o combate aos incêndios florestais que podem ocorrer no nosso estado”, afirmou Juan Pablo.

Maxwel Santana da Silva, que irá atuar na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado, destacou a importância do treinamento prático. “Durante esse curso, tanto na parte teórica como na parte prática, adquiri um conhecimento essencial para levar a campo. Acredito que o conhecimento adquirido será muito útil para mim e para os meus colegas de trabalho. Na aula de campo, eu pude colocar em prática tudo aquilo que eu aprendi na teoria. E sobre o manuseio dos equipamentos foi uma parte muito importante também. Já tinha uma noção, mas aprimorei meus conhecimentos durante o curso, com a parte de manuseio dos equipamentos. E agora, com firmeza, eu posso levar ao campo minha experiência”, relatou.

Informações: Kleidiane Araújo/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais