Governo do Tocantins prorroga prazo para entrega de declaração de bens dos servidores públicos

O Governo do Tocantins prorrogou por 30 dias o prazo para que servidores públicos estaduais ativos entreguem a Declaração de Bens e Valores. A nova data-limite é 1º de agosto. O Decreto nº 6.980/2025, que trata da prorrogação, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (2).

A medida é obrigatória para os agentes públicos admitidos até 30 de abril de 2025, conforme o artigo 13 da Lei Federal nº 8.429/1992 e regulamentação estadual pelo Decreto nº 6.549/2022. O objetivo da declaração é permitir o acompanhamento da evolução patrimonial dos servidores e prevenir atos ilícitos no setor público.

Estão dispensados da obrigação aposentados, pensionistas, militares da reserva ou reformados, estagiários, bolsistas e profissionais de empresas terceirizadas.

Anúncio no meio do texto

Como realizar a Declaração de Bens e Valores

O envio da declaração deve ser feito exclusivamente por meio do Portal de Serviços do Governo do Tocantins (servicos.to.gov.br). Após login no sistema, o servidor deve localizar a opção de declaração patrimonial e preencher ou atualizar os dados solicitados.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou a importância da medida. “A declaração de bens não é apenas uma obrigação legal, mas um instrumento que assegura mais transparência e responsabilidade na atuação dos servidores. Ela reforça a confiança da sociedade nas instituições públicas”, afirmou.

O envio dentro do novo prazo evita sanções administrativas previstas na legislação, que podem variar de advertência até a abertura de processo disciplinar. A prorrogação, segundo o governo, busca garantir tempo suficiente para que os servidores concluam o procedimento com segurança.

Informações: Guilherme Lima e Sarah Melisa/Governo do Tocantins

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais