Governo do Tocantins reforça chamamento médico para HRG e destaca investimentos nas maternidades estaduais

A SES-TO trabalha no remanejamento de escalas e para a contratação de especialistas em ginecologia e obstetrícia.

Na busca para acolher com qualidade e em tempo oportuno a população referenciada ao Hospital Regional de Gurupi (HRG), o Governo do Tocantins trabalha para reforçar o quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) com especialistas em ginecologia e obstetrícia. Desde 2019 a Pasta chamamentos públicos e atualmente, os obstetras que já estão na unidade, são remanejados conforme a necessidade das alas, a fim de manter a continuidade dos serviços.

“Neste mês de fevereiro tivemos um desfalque de três profissionais que pediram demissão, mas todas as providências estão sendo tomadas para sanar o déficit e recompor a escala para o mês de março. Tudo isso, para garantir que a população seja assistida em tempo oportuno e com a qualidade que determina o governador Wanderlei Barbosa. A saúde pública é uma prioridade da sua gestão e toda a equipe da Secretaria é incansável neste objetivo”, afirmou o titular da SES-TO, Carlos Felinto.

Anúncio no meio do texto

Para garantir a assistência da população referenciada ao HRG, as famílias são acolhidas na unidade e em caso de necessidade, encaminhadas para outras unidades da rede, como ao Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) em Porto Nacional, Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e ao Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, que já é a referência em alta complexidade para a referida região.

Estímulo

Para estimular as contratações de especialistas, o Governo do Tocantins já instituiu a Indenização por Procedimentos Obstétricos (IPO), o qual reconhece o desempenho de profissionais da assistência obstétrica da rede estadual, com indenização para médico Ginecologista e Obstetra; médico Pediatra ou Neonatologista; médico generalista e para médico auxiliar; reajustou o valor dos plantões extras, inclusive dos médicos especialistas e está trabalhando para a realização do concurso público da Saúde, o qual aguarda manifestação da Assembleia Legislativa para os devidos encaminhamentos.

Equipamentos de ponta já foram entregues às maternidades do Estado.

Equipamentos

Buscando fortalecer e estruturar as maternidades, o Governo do Tocantins adquiriu mais de 180 equipamentos pediátricos que foram destinados aos hospitais do Estado. Um investimento de mais de R$ 3 milhões. Os equipamentos de alta qualidade e tecnologia foram: berços aquecidos; equipamentos de fototerapia; Babys Puffs; monitores multiparamétricos e incubadoras.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais