Sebrae lança catálogo Tocantins + Turismo e destaca atrações turísticas

O Sebrae Tocantins, em parceria com a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, lança o Catálogo Tocantins + Turismo. O documento, além de reunir peças do artesanato local como atrativos turísticos do Estado, também destaca paisagens naturais que encantam turistas de vários lugares do mundo.

O catálogo tem o objetivo de divulgar e valorizar o artesanato local, bem como potencializar a cadeia turísticas das regiões do Jalapão e Serras Gerais. A ação faz parte do projeto Tocantins + Turismo 2024, o qual leva capacitação e qualificação aos empreendedores nas áreas do artesanato, gastronomia, hotelaria e marketing digital.

Os municípios contemplados com a divulgação são Natividade, Rio da Conceição, Dianópolis, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Palmas, incluindo o distrito de Taquaruçu.

Anúncio no meio do texto

Bruno Viera, gerente do Sebrae, pontua que o artesanato é uma das formas mais autênticas de expressão cultural. Em sua visão, esse material carrega as histórias, os saberes e as tradições de um povo. “No Tocantins, as peças produzidas pelos artesãos refletem elementos naturais, costumes e a identidade das comunidades locais, tornando-se um patrimônio vivo. Este trabalho se encaixa perfeitamente no contexto do turismo moderno, que busca experiências autênticas e imersivas. Ao adquirir uma peça artesanal durante uma viagem, o turista leva consigo um pedaço da cultura tocantinense, o que, consequentemente, fortalece sua conexão com o destino”, frisa.

A coordenadora estadual do Turismo do Sebrae Tocantins, Ana Flavia Borges, afirma que o catálogo fortalece a economia criativa e destaca o trabalho manual como parte essencial do setor produtivo. Segundo ela, ao divulgar as peças para um público mais amplo, o catálogo expande as oportunidades de venda e fortalece o reconhecimento do artesanato como uma atividade econômica viável. “A valorização do artesanato local atrai visitantes interessados na cultura regional e gera impulso no turismo de experiência. Isso estimula o consumo de produtos feitos por comunidades locais e garante que a renda gerada permaneça dentro da própria região”, comenta.

Celina Soares, coordenadora estadual de Artesanato do Sebrae Tocantins, pontua que as capacitações incluem técnicas de produção e design, estratégias de gestão de negócios, precificação e marketing, o que garante qualidade e valor agregado às peças. “O catálogo Tocantins + Turismo é uma ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade do artesanato tocantinense, tanto no Brasil quanto no exterior. Ele facilita a conexão com lojistas, turistas e investidores porque reúne e apresenta, de forma organizada, o trabalho desses empreendedores para o mundo”, conclui. 

O catálogo pode ser acessado pelo link

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais