Pesquisas sobre a APA Serra do Lajeado são destaque em seminário do ICMBio

Projeto de pesquisa financiado pelo Naturatins busca fortalecer o entendimento sobre as relações socioambientais na Unidade de Conservação.

Na quinta-feira, 10, quatro pesquisas que integram o estudo “Percepção Ambiental e Cultural de Moradores e Visitantes na APA Serra do Lajeado” foram apresentadas no XV Seminário de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O evento, realizado entre 8 e 10 de outubro, em Brasília (DF), teve como tema central os biomas brasileiros e os desafios de conservação em face das mudanças climáticas.

O seminário reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas que discutiram estratégias para a conservação da biodiversidade no Brasil. A pesquisa sobre a APA Serra do Lajeado, coordenada pelas professoras Dra. Suyene Monteiro da Rocha e Dra. Mariela Cristina de Oliveira Ayres, destacou a importância de compreender a percepção ambiental e cultural de moradores e visitantes da região.

Anúncio no meio do texto

Financiada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio de edital de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e Naturatins, a pesquisa teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o manejo, a proteção da biodiversidade e do patrimônio cultural da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. O projeto faz parte de uma iniciativa que destinou R$ 1,3 milhão em recursos provenientes de compensações ambientais para apoiar Unidades de Conservação estaduais geridas pelo Instituto.

Entre os trabalhos apresentados, destacou-se o estudo da professora Dra. Suyene Monteiro da Rocha, que analisou a percepção da população local e dos visitantes sobre o patrimônio ambiental e cultural da APA Serra do Lajeado. Outro destaque foi a pesquisa de Artur Souza, intitulada “APA Serra do Lajeado: uma análise a partir da ocupação de Palmas”, que explora a relação histórica entre a criação da capital tocantinense e a ocupação da área protegida.

Gabriela Schimitt apresentou uma análise focada na conservação e gestão de Unidades de Conservação, com um olhar específico sobre o cerrado tocantinense, abordando os desafios de preservação deste bioma. Já Pedro Henrique Mangabeira explorou a criação e preservação ambiental sob a ótica da Constituição de 1988, utilizando a APA Serra do Lajeado como estudo de caso para discutir a proteção do cerrado no Tocantins.

O projeto, que busca fortalecer o entendimento sobre as relações socioambientais na APA Serra do Lajeado, reflete um esforço integrado de pesquisa, essencial para o monitoramento e manejo sustentável das áreas protegidas. A partir destas investigações, a equipe de pesquisa estima contribuir com uma gestão mais eficaz e participativa das Unidades de Conservação, que considere as percepções e experiências das comunidades locais e dos visitantes.

“Estudos iniciais evidenciam que a percepção ambiental e cultural se torna elemento chave para compreender a relação de moradores de entorno de áreas preservadas com as próprias UCs, bem como de visitantes. Até o momento, foram respondidos 122 questionários no município de Palmas, dos quais 87 foram preenchidos por moradores e 35 por visitantes. Observou-se que 48,8% do total não sabem dizer se existe uma Unidade de Conservação na Serra do Lajeado”, exemplificou Suyene Monteiro.

Sobre a APA Serra do Lajeado

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado possui inúmeras belezas naturais, dentre elas serras com inúmeros sítios arqueológicos, cursos d’agua com belíssimas cachoeiras, vegetação exuberante e fauna riquíssima. É uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável criada com a finalidade de garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, proteger a qualidade das águas e as vazões mananciais da região; assegurar condições de sobrevivência necessárias para as populações humanas das regiões circunvizinhas.

Sua área abrange a capital, Palmas, e os municípios de Lajeado, Tocantínia e Aparecida do Rio Negro.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais