JEBs 2024: atletismo tocantinense é destaque com 7 medalhas conquistadas

Durante toda a competição, a delegação tocantinense de atletismo conquistou 2 medalhas de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.

Os estudantes-atletas tocantinenses seguem conquistando espaço no pódio nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrem em Recife, Pernambuco. Na segunda-feira, 23, a delegação, que conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, se destacou nas provas do atletismo e atletismo adaptado, alcançando um total de 7 medalhas na modalidade.

O Tocantins conseguiu duas medalhas de ouro no terceiro dia de competição. Uma com o estudante-atleta Karl Marx, da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, na prova de 150 m, na Série Prata. “Essa medalha representa muito. Essa é a minha primeira medalha e vou me dedicar muito para ganhar mais ainda”, pontuou o jovem atleta sobre sua conquista.

Anúncio no meio do texto

O segundo ouro ficou com a jovem Vitória Nharê Ribeiro Costa Apinajé, que venceu a prova de lançamento do dardo, na Série Bronze. “Gostei muito de ganhar essa medalha, pois estou representando os alunos indígenas e representando o povo da minha etnia”, comenta Vitória.

Também compõem o quadro de medalhas da delegação do atletismo os estudantes: Estevão Portilho Vieira (bronze nos 100 m com barreiras – Série Prata); Arthur Brasil Sousa Gomes Leite (bronze no lançamento do disco – Série Bronze); e Alice Souza Damasceno Cairo (bronze no salto em distância – Série Bronze).

Superação no atletismo adaptado

No atletismo adaptado, o Tocantins levou duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze. A prata foi conquistada pela estudante Vitória Castro Costa no arremesso de peso – paraolímpico –, na Série Prata. “Levar essa medalha para o Tocantins é motivo de muito orgulho, porque a gente vê nosso esforço e o quanto nos dedicamos para vir aqui competir e ganhar. Eu não tenho vergonha de falar que eu sou do atletismo adaptado e estou muito feliz com o nosso resultado”, disse a estudante-atleta da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins.

O estudante-atleta Brenno Campelo Glória, da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema, conquistou a medalha de bronze nos 80 m rasos – paraolímpico –, na Série Ouro. O professor Rodrigo Almeida da Silva, treinador de Brenno, comentou a importância do investimento do Governo do Tocantins para a formação de paratletas.

“Só temos a agradecer à gestão estadual pela realização do Parajets e pelas salas de recursos, sem as quais a gente jamais conseguiria trabalhar bem no paradesporto. Esse momento é ímpar na vida das crianças paratletas, porque podemos enxergar a inclusão de forma total”, destacou.

O professor ainda relembra a trajetória do estudante Brenno, que evolui no esporte a cada ano. “No ano passado ele ganhou medalhas nos JEBs, mas desta vez foi na Série Ouro. O Brenno era um garoto retraído na escola, não tinha muita oportunidade, mas através do esporte, do atletismo adaptado, ele hoje é uma referência. Na nossa escola, todo mundo quer ser atleta igual ao Brenno”, revelou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais