Cinco pacientes serão beneficiados com uma doação de órgãos  no HGP

Cinco pacientes que esperam na fila de transplantes serão beneficiados com a doação de rins, fígado e córneas, ocorrida na segunda-feira, 16, no Hospital Geral de Palmas (HGP). A ação só foi possível graças ao sim da família do doador de 39 anos, que após um trauma cranioencefálico (TCE), evoluiu para morte encefálica.

 “Agradecemos o sim da família, que mesmo em um momento de dor, resolveu pela continuidade a esta corrente do bem e ajudando vidas a serem salvas”, ressaltou a coordenadora da Central Estadual de Transplante do Tocantins (CETTO), Suziane Crateús.

O enfermeiro da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HGP, Vinicius Gonçalves Boaventura, explicou como funciona o processo. “Nós organizamos o processo, conforme o protocolo de morte encefálica e, se confirmado, oferecemos o direito aos familiares de optarem pela doação de órgãos”.

Anúncio no meio do texto

Equipes

Para que uma captação aconteça, além da autorização da família do paciente, é necessário uma mobilização de setores que atuam com afinco. Desta vez a ação contou com a equipe de Brasília, com o suporte  da Força Aérea Brasileira (FAB), equipes de profissionais da  CETTO, da CIHDOTT, da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e do Banco de Olhos Público do Tocantins (Boto), da Superintendência de Trânsito e Transporte de Palmas, Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE- TO), da Hemorrede Tocantins, Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) e Instituto de Identificação.

Como ser doador?

A doação de órgãos é um simples ato que pode salvar vidas.  O doador pode declarar em vida por meio de um formulário eletrônico  pelo site www.aedo.org.br, que é recepcionado pelo cartório de notas selecionado, mas a decisão final é da família, uma vez que somente ela, legalmente, pode autorizar a doação de órgãos. Por isso é importante avisar a sua família.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais