Saúde alerta a população sobre a tuberculose

Com objetivo de conscientização da população, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) alerta sobre os cuidados com a Tuberculose, doença que tem o Dia Nacional de celebrado em 17 de novembro. Tosse prolongada, seca ou com catarro há mais de três semanas são sintomas de adoecimento.

Contagiosa e infecciosa, a tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. É transmitida pelo ar, quando a pessoa doente espirra, tosse ou fala. Geralmente afeta os pulmões, mas também pode prejudicar outros órgãos como os rins, bexiga, fígado, intestino e a pele. Os sintomas além da tosse podem ser febre, cansaço e perda de peso.

O enfermeiro da área Técnica da Tuberculose da SES-TO, Rhonner Marcílio Lopes Uchôa, afirmou que “é de suma importância que a população tenha essas informações para identificar os sinais e sintomas da tuberculose. Caso eles ocorram, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para que seja feito o diagnóstico e iniciar o tratamento. Ele é gratuito e fornecido totalmente pelo Sistema Único de Saúde, disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, podendo durar de 6 meses a 1 ano”.

Anúncio no meio do texto

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), obtidos com acesso em 16/11/2023, 196 é o número de casos de tuberculose no Tocantins em 2023.  Dessas 196 pessoas, sete são por reincidência, que por abandono do tratamento precisaram reiniciar.

Prevenção

A vacina BCG é a principal forma de prevenção da doença, é administrada em crianças de até 5 anos de idade, é gratuita, pelo SUS. É recomendado manter os ambientes ventilados e com luz solar, se alimentar bem e praticar atividades físicas. Caso infectado é necessário fazer o tratamento e usar máscara para evitar a proliferação.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais