Carreta com atendimentos de hanseníase desembarca em Araguaina na próxima semana

Com o objetivo de ofertar um diagnóstico precoce e qualificação para os profissionais de saúde da Atenção Primária, com serviços e profissionais de qualidade, a carreta do Projeto Roda-Hans realizou mais de 80 atendimentos à comunidade e profissionais de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, no Bico do Papagaio. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a rede de laboratórios Novartis e as secretarias municipais de saúde para conscientizar, combater e levar mais informações acerca da hanseníase, doença milenar que ataca a pele, nervos e mucosas.

Para a coordenadora estadual do Programa de Hanseníase da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Márcia Faria Silva, “o trabalho tem sido oportuno para o atendimento à população e aos profissionais de saúde. Nosso objetivo aqui em Augustinópolis é atender a população e qualificar os profissionais de saúde que oferecerão um diagnóstico oportuno para a hanseníase. Essa carreta é uma grande ação de vigilância e precisa do apoio dos municípios, dos estudantes e profissionais de saúde existentes na região”.

Uma das profissionais que têm prestado atendimento à comunidade comentou sobre como o serviço é importante para a diminuição de casos presentes no Tocantins. “Sou dermatologista vinculada à Sociedade Brasileira de Dermatologia e a minha vinda aqui é importantíssima para a atuação em conjunto com a Secretaria de Saúde do Tocantins, pois sabemos que o Estado é endêmico para a doença. Então precisamos juntos, controlar, diagnosticar e tratar esses pacientes”, disse a médica dermatologista, Maria Kátia Gomes.

Anúncio no meio do texto

“Estou participando dessa capacitação ofertada aos profissionais de saúde sobre como deve ser realizado o diagnóstico da hanseníase e está sendo bem interessante, pois aprendemos a fazer um trabalho mais preciso, se atentando para os nossos pacientes, pois vivemos em uma região endêmica e por isso, precisamos estar atualizados sobre tudo que tem de novo e sobre os tratamentos, para oferecermos a melhor assistência para os nossos pacientes aqui! Só temos a agradecer ao Ministério da Saúde e SES-TO. Que venham mais serviços como estes!”, disse o médico da família do município de Santa Terezinha do Tocantins, Cássio Cipriano.

“Vim aqui para fazer uma consulta com uma médica dermatologista e achei muito importante ter isso para a comunidade, pois facilita o acesso das pessoas a esse atendimento. Só tenho a agradecer por trazer esse trabalho aqui”, comentou o morador de Augustinópolis, João Paulo de Sousa Neves.

Na sexta-feira, 18, os profissionais do Projeto Roda-Hans promoveram uma capacitação aos profissionais e estudantes de saúde na sede da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), em Augustinópolis, com o tema ‘Educação em Saúde voltada para Hanseníase’.

Balanço

Na semana em Augustinópolis foram realizados mais de 80 atendimentos, a pessoas e profissionais de 12 municípios (Augustinópolis, Aguiarnópolis, Ananás, Buriti, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia, Santa Terezinha, São Miguel, Sampaio e Tocantinópolis).

Também houve na programação um momento com os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e acadêmicos do curso de enfermagem da Unitins integrantes do Projeto de Extensão “Que mancha é essa?”.

Cronograma no Tocantins

  • Araguaína: 21 a 26 de agosto
  • Colinas do Tocantins: 28 de agosto a 02 de setembro
  • Paraíso do Tocantins (04 a 09 de setembro)
  • Palmas (12 a 16 de setembro)
  • Gurupi (18 a 23 de setembro)
  • Dianópolis (25 a 29 de setembro)

Carreta Roda-Hans

Criado pelo Ministério da Saúde em 2018, o projeto Carreta Roda-Hans assegura atendimento qualificado em diferentes lugares do país, ampliando o diagnóstico precoce da hanseníase, levando inclusive, aos profissionais de saúde mais

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais