Robocup: Equipe de robótica do SESI Tocantins encerra torneio mundial na França em 8°lugar disputando com 28 equipes

A equipe Tucuna, formada por alunos da Escola SESI de Araguaína, conquistou a 8ª colocação na RoboCup 2023, conhecida popularmente como a Copa do Mundo da robótica, na modalidade Resgate Junior (Ensino Médio).

Nessa modalidade, as equipes desenvolvem robôs completamente autônomos com a tarefa de resgatar as vítimas de um ambiente (simulado de desastre hostil), sem a necessidade de interferência humana.

A Tucuna disputou com equipes de 28 países e, com o 8º lugar, entrou na lista dos Top 10 do mundo, o que representa um enorme feito, dada a grandeza da competição.

Anúncio no meio do texto

“Os desafios que estes jovens enfrentaram desde uma etapa local até chegar à fase internacional já os fazem vencedores. É uma grande satisfação para o SESI Tocantins proporcionar essa experiência que, com certeza, gerou aprendizados que eles levarão para a vida pessoal e profissional”, avaliou o presidente do Conselho Regional do SESI, Roberto Pires.

Regimar de Deus Negreiro e Sérgio Gabriel Timóteo, os alunos participantes da competição, expressaram sua felicidade com o resultado obtido, a gratidão pela oportunidade ao SESI e destacaram a satisfação com as conexões e oportunidades que o evento proporcionou.

“Com certeza foi uma experiência incrível, conhecer pessoas do mundo todo e fazer contatos com outras equipes de robótica. Me deu mais noção do que seguir, e sei que essa participação vai ser muito importante como experiência para a minha vida, ” pontuou Regimar.

“A importância deste evento em minha vida é imensa: eu ‘rasguei o inglês’, consegui contatos, fiz conexões com pessoas de vários países e creio que isso ajudará na minha vida profissional no futuro, ” concluiu Sérgio.

A equipe Tucuna, única equipe de robótica do Tocantins a participar de uma edição da RoboCup, segue escrevendo história na educação do Estado.

“Depois de conquistarem o primeiro lugar na etapa nacional, agora estão entre as oito melhores equipes do mundo. A Tucuna foi a primeira equipe de robótica do Tocantins a participar de uma competição internacional e isso mostra como a educação do SESI está avançando no Estado. No próximo ano, estamos planejando expandir o número de equipes e temos o objetivo de enviar um maior contingente de jovens para participarem de competições tanto nacionais como internacionais”, antecipou o superintende do SESI Tocantins, Fernando Wirthmann Ferreira.

Trajetória Tucuna

A Escola SESI de Araguaína participa da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) desde 2014 e, em 2022, os alunos da Equipe Tucuna conquistaram o primeiro lugar do pódio na etapa nacional (nível II – voltada a alunos do Ensino Médio) e garantiram a vaga na competição internacional.

Antes da classificação no nível II, os alunos do SESI alcançaram o primeiro lugar nacional no nível I da OBR quando eram alunos da educação fundamental. Para chegar a RoboCup, a dupla do SESI, venceu as etapas estaduais, regionais e a nacional realizada em 2022.

A ROBOCUP

Considerada a Copa do mundo da Robótica, a RoboCup tem como objetivo promover o interesse, a prática e o conhecimento de ciências como a mecatrônica, ciência da computação, eletrônica, mecânica, internet das coisas e inteligência artificial.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais