Vigilância Sanitária define estratégias de fiscalização no FGT

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) promoveu um alinhamento entre as áreas da Vigilância em Saúde para definição de atuação e fiscalização dos setores no Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), que já está em  17ª edição e acontecerá de 6 a 10 de setembro. As ações de monitoramento reduzem os riscos de saúde nos eventos de grande público. 

De acordo com a gerente da Vigilância Sanitária (Visa) de Palmas, Joselita Macedo, essa reunião foi essencial para coordenar as equipes e garantir a segurança e bem-estar da população durante o evento. Joselita destacou ainda que todos os ambulantes e participantes inscritos na premiação passaram por uma capacitação prévia sobre as boas práticas e estão devidamente autorizados para a comercialização dos alimentos.

Segundo a coordenadora do Centro de Informações e Estratégias em Vigilância em Saúde (Cievs), Ana Paula Marques dos Santos, as Vigilâncias de Saúde do Trabalhador, Visa, Epidemiológica, Atenção Básica e a de Urgência e Emergência estarão presentes ao longo dos cinco dias do Festival. “A Visa contará diariamente com 12 agentes para fiscalizar o evento. Caso os circulantes identifiquem irregularidades, eles podem abordar imediatamente os inspetores que estarão devidamente uniformizados”, explicou. 

Saúde em foco

Além do trabalho da Vigilância em Saúde de capacitação e fiscalização durante o evento, a Semus também contará com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) para socorrer qualquer situação de iminência da população. A Unidade de Saúde da Família (USF) Walter Pereira Morato, localizada no distrito, também estará funcionando no período do Festival.