Vereador Pedro Cardoso quer instituir a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em Palmas

Um projeto de lei do vereador Pedro Cardoso pretende instituir em Palmas Política Municipal de Atenção à Saúde Mental com o objetivo de integrar e articular áreas de educação e saúde no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde mental.

“Os números são alarmantes. Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. O que já era ruim piorou com a pandemia. Os dados mostram que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia”, afirma.

Dentre outras diretrizes, a legislação estabelece que será assegurada assistência psicológica as pessoas vítimas de violência doméstica e familiar, abuso sexual e qualquer tipo de discriminação, independentemente da fase processual de apuração do ilícito.

“Com base nas evidências, o relatório da OMS destaca mudanças necessárias e convida todas as partes interessadas a trabalharem juntas para aprofundar o valor e o compromisso dado à saúde mental, remodelar os ambientes que influenciam a saúde mental e fortalecer os sistemas que cuidam da saúde mental das pessoas”, pontuou.

Para o parlamentar a legislação é fundamental para que a cidade esteja comprometida em combater um problema de ordem mundial, com o bem-estar da população e com a saúde pública.