A Universidade de Gurupi (UnirG) foi classificada em último lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), ocupando a 203ª posição entre universidades públicas e privadas em todo o Brasil. A instituição ficou com uma nota geral de 3,09.
O levantamento, que considera critérios como pesquisa, ensino, inovação, internacionalização e mercado, é um dos principais do país e feito pelo jornal Folha de São Paulo.
No cenário tocantinense, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi a mais bem classificada, alcançando a 102ª posição, enquanto a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) figura na 198ª colocação.
Entre os critérios avaliados, a UFT se sobressai, especialmente, em inovação, conquistando a 80ª posição nacional neste quesito.
O Ranking Universitário Folha reforça a posição de destaque da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupam, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar no ranking geral.
UnirG
A Universidade de Gurupi – UnirG é uma Instituição de Ensino Superior pública municipal que há 36 anos atua na formação de profissionais em diversas áreas. A instituição está presente no município de Gurupi e um campus em Paraíso do Tocantins.
De acordo com informações no site da Universidade, são mais de 3.700 alunos, 670 colaboradores, entre técnico-administrativos e estagiários e aproximadamente 300 professores. A instituição oferta cursos de Medicina, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia, Letras, Jornalismo e Pedagogia.
O Jornal Primeira Página solicitou uma nota da Universidade sobre o tema. A instituição informou que “Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF não levam em conta as notas atribuídas à Universidade UnirG pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), prejudicando as IES municipais e estaduais, já que leva em conta as bases do Ministério da Educação (MEC) que não avalia a UnirG, tão somente registra seus números de forma quantitativa para atendimento do censo”.
Clique aqui e confira a nota na íntegra com mais informações.