Sete toneladas de queijos impróprios para consumo são apreendidos em Gurupi

Mais uma carga com sete toneladas de queijo frescal foi apreendida nesta segunda-feira, 24 pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-153, em Gurupi. Por ser reincidente a transportadora foi multada em R$ 10 mil reais e a carga foi inutilizada na manhã desta terça-feira, 25, no aterro sanitário de Gurupi.

A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Etel Marques Siqueira e o fiscal de defesa agropecuária, Antônio Cardoso que atuaram na ação junto com a barreira volante de Gurupi, contaram que a abordagem foi feita inicialmente pela PRF que constatou que a carga não possuía nota e fiscal e os queijos não tinham rotulagem. Em seguida a PRF acionou a Adapec e a equipe de inspeção ao chegar ao local confirmou que se tratava de queijos impróprios para o consumo, uma vez que não constava selo de inspeção, rotulagem, sem condições higiênicos-sanitário, jogados entre caixas e expostos no assoalho do caminhão. “Alguns queijos estavam com salmora e apresentavam sinais de deterioração,” relatou Etel Marques.

Eles ainda relataram que o condutor informou que a carga tinha origem de um município do Pará e seguia com destino à cidade de Anápolis – GO. A PRF informou aos fiscais que a transportadora já teria sido alvo de operações pelo mesmo crime por outras três vezes.