Janad Valcari segue liderando segunda pesquisa Vope em Palmas

A segunda pesquisa em Palmas do instituto Vope/Jornal Primeira Página neste ano que antecede a eleição, mostra que as posições dos quatro primeiros colocados neste segundo levantamento, mantiveram-se inalteradas em relação à pesquisa publicada no dia 18 de setembro.

A eleição de 2024 está cercada de muita expectativa, pois a capital poderá ter pela primeira vez na sua história um segundo turno. Outro fato que vem despertando curiosidade, principalmente no meio político, é sobre o nome que será apoiado pelo governador Wanderlei Barbosa e a prefeita Cinthia Ribeiro, sendo que ambos podem estar juntos ou separados nessa escolha.

A deputada estadual Janad Valcari (PL), segue na liderança, mostrando que entra em 2024 como a franca favorita. Foi o que revelou o resultado dessa segunda rodada. A pesquisa foi realizada nos dias 05, 06 e 07 de dezembro, em seis regiões de Palmas, com um total de 800 questionários aplicados. A margem de erro é 3% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Na consulta estimulada, Janad Valcari (PL) permanece na frente com 32%, tendo crescido 3 pontos percentuais em relação a setembro (ela tinha 29%), com o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), seguindo no segundo lugar, com 17%. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vem na terceira colocação, tendo obtido 12%, enquanto que o quarto lugar ficou para o deputado estadual Junior Geo (sem partido), apontado por 9%.

A colega de parlamento de Janad Valcari, Vanda Monteiro (União Brasil), que disputou em 2020, surge com 3%, e por último, aparece o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), tendo sido apontado por 1%.

O número de indecisos soma 16%, enquanto que os que pretendem votar branco ou anular o voto chega a 8%. Não responderam 2%. O Instituto Vope, como sempre faz em suas pesquisas, utiliza apenas números redondos no momento da publicação dos resultados.

Espontânea aponta outros nomes na dispusta

A pesquisa do Instituto Vope e Jornal Primeira Página apurou também a preferência dos eleitores de Palmas, na forma espontânea, em que os nomes dos candidatos não são mostrados. E os resultados são: Janad Valcari com 22%; Carlos Amastha, com 11%; Eduardo Siqueira Campos com 9%; Junior Geo 7%; Vanda Monteiro, 2%.

Seis nomes aparecem empatados com 1% cada um deles, sendo Vilela do PT, Marcelo Lelis, Nilmar Ruiz, Cinthia Ribeiro, Eli Borges e o vereador Folha. Outros nomes somaram 3% das indicações. O número de indecisos representa 31%, enquanto 7% declararam que preferem votar em branco ou anular o voto, e não responderam alcançou 2%.

Carlos Amastha segue com a maior rejeição do eleitor palmense

A liderança na rejeição do eleitor, também continua com o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, nesta segunda pesquisa Vope/Primeira Página, que entrevistou 800 eleitores de Palmas, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro. Confira no quadro abaixo como ficou a rejeição aos pré-candidados:

Metodologia

Pesquisa de intenção de votos realizada em Palmas em seis regiões da cidade pelo instituto Vope/Jornal Primeira. As entrevistas ocorreram nos dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2023. Pesquisa com Intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Levantamento quantitativo, nas modalidades espontânea e estimulada, realizado em seis regiões de Palmas, através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

O número de entrevistas teve por parâmetro o quantitativo de eleitores aptos a votar no Município de Palmas, informados pelo TRE/TO. Amostra selecionada com representatividade para abranger de forma fidedigna o total do eleitorado de Palmas.

Distribuição dos questionários por setores geográficos e por cotas (sexo, faixa etária, grau de instrução e renda per capta). O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.