Os 480 mesários que irão participar de forma voluntária do processo de escolha dos Conselheiros Tutelares de Palmas no próximo domingo, 1º de outubro, participam nesta quarta-feira, 27, do treinamento ministrado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE – TO) para o pleito que irá selecionar os 20 conselheiros da Capital. O treinamento é parte do rito do pleito, e ocorre em dois momentos: a primeira turma recebe as instruções on-line, das 9 às 11 horas, e a segunda turma das 14 às 16 horas. Os mesários voluntários se inscreveram para a participação nas eleições após uma grande mobilização da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que resultou no número expressivo de participantes.
Outra mobilização que está em andamento é da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com o envolvimento de todas as pastas da gestão municipal, na organização geral da votação, com ajustes de logística nos 20 locais de votação, ordenamento e preparação dos voluntários que atuarão no dia da eleição.
“Estamos em uma ampla articulação envolvendo todos os gestores do Município para atender as demandas do pleito, providenciar detalhes e garantir o pleno direito do eleitor palmense escolher seu conselheiro tutelar no próximo domingo”, detalhou a secretária da Sedes, Adriana Aguiar.
Comissão eleitoral
Também nesta quarta, 27, das 15 às 17 horas, a Comissão Especial que atua à frente da organização do pleito fará reunião na sede do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para alinhar junto aos 20 coordenadores de sessão os detalhes para o dia da votação. Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Amilson Rodrigues, o encontro terá a presença de representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). “A intenção é fazer um alinhamento geral sobre o dia da eleição, uma conversa com esses líderes de local de votação, que será aquela pessoa que irá fazer um monitoramento geral, acompanhar o andamento da votação”, explicou Rodrigues.
Saiba mais sobre os candidatos a conselheiros tutelares aqui.
Confira os locais de votação aqui.
Entenda a função dos conselheiros tutelares aqui.