PF cumpre mandados no Tocantins por atos golpistas de 8 de Janeiro

Na manhã desta segunda-feira, 8 de janeiro, a Polícia Federal iniciou uma série de mandados em todo o país contra suspeitos de financiar e fomentar os atos golpistas ocorridos nas sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023 – um ano dos incidentes. No estado do Tocantins, três mandados estão sendo cumpridos como parte dessa operação.

A Polícia Federal, contudo, não informou nomes nem as cidades onde residem os alvos no Tocantins.

As ações da Polícia Federal se estendem pelo Distrito Federal e os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo e Santa Catarina.

Ao todo, estão sendo executadas 47 ordens judiciais, sendo um mandado de prisão preventiva contra um suspeito na Bahia e 46 mandados de busca e apreensão distribuídos por todo o território nacional.

Além dos mandados, a Justiça também determinou o bloqueio e a indisponibilidade de bens, ativos e valores pertencentes aos investigados.

De acordo com as investigações, os prejuízos causados ao patrimônio público chegam a aproximadamente R$ 40 milhões.

A Polícia Federal esclareceu que essas ações fazem parte da 23ª fase da operação Lesa Pátria, iniciada no dia seguinte aos atos golpistas, com o propósito de investigar os participantes, financiadores e mentores envolvidos no episódio.