Pesquisa VOPE mostra que Janad Valcari segue líder e Eduardo Siqueira assume o 2º lugar

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa – VOPE divulgaram nesta segunda-feira, 15, os resultados de sua primeira pesquisa em 2024, sobre a corrida eleitoral para a Prefeitura de Palmas.

O levantamento, conduzido entre os dias 9 e 12 de abril de 2024, foi realizado com 800 eleitores de cinco regiões de Palmas e apresenta uma margem de erro de 3,2%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

De acordo com os dados levantados, na modalidade estimulada, a candidata Janad Valcari (PL) se destaca como líder nas intenções de voto na disputa pela prefeitura da capital, com 34% da preferência dos entrevistados, enquanto Eduardo Siqueira Campos (Podemos), assume o segundo lugar, com 18%, seguido por Carlos Amastha (PSB), que alcançou 14%.

Já o pré-candidato Junior Geo (PSDB), surge com 7%. Ricardo Ayres (Republicanos) tem 1%; Luana Ribeiro (PSD), também foi indicada por 1%, enquanto Charleide Matos (Psol) e Roberta Tum (PCdoB) não pontuaram, tendo em vista que o instituto VOPE só utiliza números redondos.

O número de eleitores indecisos na capital Palmas totalizou 14% do eleitorado consultado. Além disso, 8% dos entrevistados declararam a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 3% optaram por não responder as perguntas.

Rejeição dos pré-candidatos: Amastha e Eduardo Siqueira acumulam maior índice

A pesquisa do Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – VOPE também consultou o eleitorado palmense quanto à rejeição dos pré-candidatos à Prefeitura de Palmas. Segundo os resultados apurados, o pré-candidato Carlos Amastha (PSB) lidera em termos de rejeição, com 31% dos entrevistados declarando que não votariam nele de forma alguma.

Pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

Em segundo lugar, encontra-se Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com uma taxa de rejeição de 17%. Janad Valcari (PL), por sua vez, apresenta uma rejeição de 10%, enquanto Luana Ribeiro (PSD), de 8%. Junior Geo (PSDB), também é rejeitado por 8%. O pré-candidato Ricardo Ayres (republicanos) tem rejeição de 4%. Charleide Matos (Psol) e Roberta Tum (PCdoB) acumulam taxas de rejeição de 2% e 1%, respectivamente.

A pesquisa também revela que 12% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, e 6% indicaram a intenção de votar em branco ou nulo. Além disso, 1% preferiram não responder. O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral/TRE é TO-06222/2024.

Os cenários em eventual 2º turno nas eleições de Palmas

Com base nos resultados da pesquisa eleitoral realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Voz e Pesquisa – VOPE, foram apresentados três cenários distintos para um possível segundo turno na corrida pela Prefeitura de Palmas.

Destaca-se que esta é a primeira eleição na história da capital que pode ir para o segundo turno, já que isso tornou-se possível, quando a cidade alcançou o número de 200 mil eleitores, e poderá ocorrer, caso nenhum candidato alcance no primeiro turno da votação 50% dos votos mais um.

Pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.
Pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE com o número TO-06222/2024.

No primeiro cenário, em um eventual segundo turno, Janad Valcari (PL) alcançaria 51% dos votos, enquanto Carlos Amastha (PSB) obteria 30%. Os eleitores indecisos totalizam 11%, juntamente com a parcela de 6% que declarou a intenção de votar em branco ou nulo, enquanto 2% não responderam.

Já no segundo cenário, com Janad Valcari e Eduardo Siqueira (Podemos), a candidata do PL lideraria com 49% das intenções de voto, enquanto Eduardo Siqueira teria 33%. Os indecisos representam 10% do eleitorado consultado, juntamente com os 5% que indicaram a intenção de votar em branco ou nulo, e 3% preferiram não responder.

Por fim, o terceiro cenário apresenta Janad Valcari na disputa com Junior Geo (PSDB). Nesse caso, a deputada estadual aparece com uma maior vantagem, reunindo 52% das intenções de voto, enquanto Júnior Geo obtém 23%. Os eleitores indecisos somam 14%; aqueles que pretendem votar em branco ou nulo, somam 7% e 4% não responderam.

Metodologia

O Jornal Primeira Página e o Instituto Voz e Pesquisa – VOPE realizaram pesquisa de intenção de votos em Palmas, na modalidade estimulada, com a capital sendo dividida em cinco regiões.

O número de entrevistas realizadas em cada setor, levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um deles, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE.

As entrevistas ocorreram entre os dias 09 a 12 de abril de 2024. Pesquisa com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,2% para mais ou para menos. O número do registro no TSE/TRE é TO-06222/2024.

O levantamento foi realizado através de entrevista direta com base em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, tendo por base a Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), onde há o princípio de equiprobabilidade no sorteio dos elementos que pertencem ao universo objeto da pesquisa, que compõem o Painel Amostral.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, Fevereiro/2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população.

O estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.