A escola de samba Pérola Negra, do Carnaval de São Paulo (SP), convoca uma mobilização para este domingo, 11 de fevereiro, quando a agremiação vai levar o samba-enredo das quebradeiras de coco de babaçu para o Anhembi. Desfilando pelo Grupo de Acesso 1 neste ano, a escola espera a conquista do pódio e o retorno triunfal ao Grupo Especial do Carnaval.
Neon Danuta, enredista da Pérola Negra, pede orações e energias positivas. “São mais de 350 mil mulheres que vivem da colheita e quebra do coco babaçu, e a Pérola Negra tornou-se um símbolo de luta e resistência, não apenas no âmbito do samba, mas também na defesa dos direitos das quebradeiras de coco em todo o Brasil”, destacou.
As quebradeiras são grupos formados por mulheres de comunidades extrativistas presentes nos estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Piauí, e neste ano serão homenageadas no Carnaval de São Paulo.
Volta por cima
A vitória da Pérola Negra não será apenas uma conquista para as quebradeiras de coco, mas representará um triunfo para a própria escola de samba, que vive um momento de superação desde o ano de 2020, quando fortes chuvas danificaram boa parte da estrutura para o carnaval daquele ano, faltando apenas 10 dias para o desfile.
Uma enchente resultou na perda de 70% das fantasias e prejudicou boa parte das alegorias. Apesar dos contratempos, a escola demonstrou determinação e empenho na reconstrução de seu desfile, porém, acabou sendo rebaixada para o Acesso 1, onde permanece até o momento.
Com a comunidade unida em torno de seu retorno triunfal, a Pérola Negra reafirma seu compromisso com a cultura, a inclusão e a representatividade, inspirando milhares de pessoas a acreditarem na força da superação e na importância da solidariedade.
Programação Domingo (11/02)
Grupo de Acesso 1
21h00 – Dom Bosco de Itaquera
22h00 – Torcida Jovem
23h00 – Nenê de Vila Matilde
00h00 – Pérola Negra
01h00 – Colorado do Brás
02h00 – Unidos de Vila Maria
03h00 – Estrela do Terceiro Milênio
04h00 – Mocidade Unida da Mooca