O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Pedro Cardoso (UB), participou na última quinta-feira, 29 de fevereiro, da Sessão Solene em comemoração aos 35 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Tocantins. A data de início e lançamento do Parlamento tocantinense foi 1º de janeiro de 1989, após a criação do Estado do Tocantins, pela Constituição Federal, em 05 de outubro de 1988.
“É muito importante esse momento para todo estado do Tocantins. Agradeço e parabenizo o presidente Amélio por esse grande evento para homenagear grandes figuras públicas que contribuíram com a história e com a consolidação do nosso estado. É uma enorme satisfação podermos representar a Câmara Municipal nesse momento histórico”, disse o jovem vereador Pedro Cardoso.
A sessão foi solicitada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Amélio Cayres (Republicanos), e foi realizada no Plenário Antônio Pesconi, com a presença dos deputados estaduais, do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), servidores, lideranças políticas e autoridades de vários segmentos.
“A Aleto tem atuado diretamente para promover o diálogo, diminuindo a distância entre os Poderes e a população, harmonizando os conflitos de interesses e agregando o direito de todos, na busca por um Tocantins mais próspero”, disse Amélio Cayres.
Homenagem
Na oportunidade 21 pessoas receberam a Comenda “Ordem do Mérito do Legislativo”, entregue a personalidades que foram fundamentais para a atuação da Assembleia Legislativa durante seus 35 anos de atividades e para o desenvolvimento do Estado do Tocantins.
Entre os homenageados estão o governador Wanderlei Barbosa, o ex-governador Marcelo Miranda e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.
Ainda foi entregue placa de homenagem à família do ex-deputado João D ́Abreu (in memoriam); ele que empresta o nome ao prédio da Assembleia Legislativa; e à senhora Rosa Pesconi, viúva de Antônio Pesconi, que dá nome ao Plenário da Assembleia.
Comenda
A Ordem do Mérito Legislativo foi criada pela Resolução nº 235, de 19 de novembro de 2003, e se destinada a agraciar personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras que se destacam por relevantes serviços prestados ao país e ao Estado do Tocantins, no exercício de suas profissões, contribuindo para a promoção da dignidade humana, constituindo exemplos para a coletividade e que tenham merecido a gratidão e admiração do povo tocantinense.