Com nove morte de mulheres, o Tocantins aumentou a taxa de feminicídios em 12,5 na comparação entre os dias 1º de janeiro a 16 de agosto de 2023 com o mesmo período do ano passado.
Neste ano foram nove mortes, com destaque para a cidade de Porto Nacional que registrou dois casos de feminicídio. A morte mais recente foi registrada nesta quarta-feira, 16, em Colinas do Tocantins.
Uma mulher foi morta a tiros quando ia para o trabalho. O principal suspeito de cometer o crime é o ex-namorado, que não aceitava o fim do relacionamento. A vítima foi identificada como Maria de Lourdes Pereira Cursino, de 39 anos. O homem que não teve o nome divulgado acertou Maria com um tiro na cabeça, na altura do ouvido.
Logo após cometer o crime ele tentou se matar. A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros que constatou a morte de Maria de Lourdes. O suspeito foi levado ferido ao hospital.
Em 2022, de janeiro a agosto, foram registradas oito mortes de mulheres. Palmas e Araguaína foram as cidades com mais casos, ambas registraram dois feminicídios.