Mulheres de todo o Tocantins, tais como empresárias, políticas e cidadãs saíram em defesa e vieram a público repudiar veemente as palavras, comportamento e a postura desrespeitosa pela qual Grazielly Oliveira, esposa do empresário e pré-candidato a prefeito Osires Damaso, foi tratada pelo prefeito de Paraíso, Celso Morais, durante o lançamento da FENEVA, na noite de quinta-feira, dia 04. O discurso do prefeito foi interpretado como “inoportuno e agressivo” com suas declarações ao público presente. A atitude provocou reação imediata no público feminino presente.
Grazielly Oliveira, participava do evento representando seu esposo que foi homenageado e também à convite da primeira-dama do estado do Tocantins, Karynne Sotero.
Mulheres que estavam no evento manifestaram total apoio e solidariedade a Grazielly e não aceitam “quaisquer formas de violência ou destrato contra as mulheres”. A nota destaca que a ação e atuação é em prol a uma mulher, não se trata de ideologia política, e sim como à mulher é tratada, no sentimento de igualdade e solidariedade. As mesmas no ato cobraram respeito do gestor, pois não é tolerável em tempos atuais postura misógina e machista.
Ressalta-se, pois, que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental, para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Dessa forma, a nota reforça total repúdio ao ocorrido no lançamento da FENEVA. Para as signatárias, acende um alerta para que haja um compromisso da sociedade, poder público e do judiciário de reafirmar o respeito aos direitos humanos das mulheres, e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos, no fim das relações de opressão existentes no cotidiano e no enfrentamento à violência.
Confira abaixo na íntegra a Nota de Repúdio:
“Várias mulheres de Paraíso do Tocantins assinaram, em conjunto, nota de repúdio contra as recentes declarações do prefeito de Paraíso, Celso Morais, proferidas na noite de quinta-feira, dia 04, o lançamento da FENEVA 2024 com a presença de Grazielly Oliveira, esposa do ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito do município e homenageado pela Acip, Osires Damaso. Na ocasião, Celso Morais, em seu discurso afirmou, em tom de provocação que “Paraíso tem uma primeira-dama que tem profissão e trabalho”.
Entendemos que em nenhuma hipótese um homem que se diz pai, filho, cristão, defensor de princípios e que comanda um município do porte de Paraíso poderia ter feito um ataque vil e pessoal contra a honra de uma mulher, ainda mais quando motivado por fins meramente eleitoreiros. É triste, nos dias atuais, precisar esclarecer que Grazi Oliveira é educadora, graduada na área de Educação Física.
No nosso entender ela apoia a pré-campanha de seu marido, Osires Damaso, assim como fez e faz a ex-primeira dama do Brasil, Michele Bolsonaro, em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Sabemos que, infelizmente, ainda hoje, alguns políticos tentam discriminar e desmerecer o trabalho de mulheres que se dedicam à vida política. Mas não podemos admitir esse tipo de comportamento que compromete as bases de um trabalho em família e busca isolar homens e mulheres, colocando-os em lados opostos.
Aproveitamos este espaço para render justas homenagens a mulheres como as saudosas Maria Rosa Castro Sales , Aureni Siqueira Campos e Dolores Nunes entre tantas que se foram, mas deixaram importantes legados. Virgínia Avelino, Dulce Miranda, Rose Amorim, e outras que tanto contribuíram com a trajetória política de seus esposos em prol de um Tocantins melhor para todos. Ressaltamos também a força de mulheres que assumiram o papel de protagonismo na política nacional e tocantinense, entre elas: Josi Nunes, Kátia Abreu, Valderez Castelo Branco, Dorinha Seabra, e agora a jovem e atuante Karynne Sotero e tantas outras que realizaram e continuam realizando grandes feitos.
Por fim, rendemos nosso respeito à mãe do prefeito de Paraíso, Celso Morais, Abadia Martins Soares Rêgo Morais e de sua esposa, Caroline Falcão, que ocupam papeis fundamentais na carreira política de seu filho e marido. Reafirmamos nossa postura de repúdio contra todo e qualquer ato contra a honra de mulheres que dedicam suas vidas à construção de um município melhor para todos”.
Paraíso do Tocantins, 5 de julho de 2024.
Movimento das mulheres que defendem as bases da família de Paraíso
Josefa Araújo
Vereadora
Raquel Ogawa
Atual ice-prefeita e líder do Agronegócio
Virgínia Avelino
Ex- Prefeita de Paraíso
Ex – Primeira Dama do Estado
Vanessa Alencar
Ex- Presidente da Câmara Municipal
Lilian Silva Oliveira
Líder Feminina de Movimento Cristão
Hérica Cristiane I. M. Moraes
Comunicadora e líder de Mulheres Empreendedoras
Edilusia Viana
Líder Feminina de Movimento Cristão
Meyrivane Arraes
Representante Feminina da Educação
Simone Lustosa
Empresária
Ana Paola Oliveira
Assistente Social
Ana Paula Souza
Jornalista
Pré-Candidatas a Vereadoras PDT
Pré-Candidatas a Vereadoras PSDB
Pré-Candidatas a Vereadoras REPUBLICANOS
Aparecida dos Reis – Missionária evangélica
Maria Divina dos Santos – Líder Feminina Cristã