Durante Sessão Ordinária nesta terça-feira,09, na Câmara Municipal de Palmas, o vereador Joatan de Jesus ( Cidadania), apresentou um projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em instituições públicas de saúde e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde em Palmas.
Segundo o parlamentar, o uso da Libras é fundamental para que pessoas com deficiência auditiva ou da fala possam se comunicar de forma eficaz, especialmente ao buscar serviços públicos de saúde.
Na ocasião o vereador destacou,” A falta de intérpretes de Libras em instituições públicas ou em empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde.” Isso pode colocar em risco a vida e o bem-estar dos usuários que dependem dessa forma de comunicação,” frisou Joatan.
Na oportunidade o vereador salientou, que é muito importante garantir que todas as pessoas tenham acesso aos serviços de saúde de qualidade, independente de sua condição de saúde ou deficiência.
O projeto de lei proposto pelo vereador visa garantir a inclusão de intérpretes de Libras para auxiliar a população muda e surda ou com deficiência auditiva a se comunicarem durante os atendimentos em hospitais e consultas médicas. Pois há aqueles que não possuem um familiar ou amigo para acompanhá-las e auxiliar na comunicação durante as consultas, tornando a presença do intérprete fundamental para garantir a compreensão das informações e o pleno exercício do direito à saúde.