Entrou em discussão na Câmara de Palmas um Projeto de Lei (PL) de autoria do ex-vereador Filipe Martins, que propõe a proibição do uso da linguagem neutra na grade curricular e nos materiais didáticos de escolas públicas e privadas da capital.
Em 2022, ao ser encaminhado para o executivo municipal, o PL foi vetado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Contudo, nesta quinta-feira, 16, a pauta retornou à Câmara de Palmas para que os parlamentares votassem em manter ou não o veto da prefeita.
Ao subir na tribuna da Casa de Leis para discursar sobre o assunto, o vereador Rubens Uchôa afirmou ser a favor da derrubada do veto.
Venho hoje declarar que jamais irei ferir meus princípios. Meu voto será para derrubar esse veto, porque eu não concordo com a linguagem neutra e jamais vou aceitar o seu uso”, disse o parlamentar.
vereador Rubens Uchôa
Votação remarcada
A votação que decidiria se o veto será ou não ser derrubado foi remarcada pelo presidente Folha para a próxima quarta-feira, 22.
Segundo o vereador Rubens Uchôa, sua opinião seguirá a mesma no dia do pleito. “Continuarei firme na luta pelos princípios da família. Meu voto será pela proibição da linguagem neutra”, concluiu o vereador.