Com o objetivo de mostrar as ações inovadoras e os avanços tecnológicos da rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará presente na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de novembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas. O público-alvo é, principalmente, estudantes das instituições de educação escolar, públicas ou privadas, dos diversos níveis e modalidades de ensino do estado do Tocantins.
Entre as ações da Pasta, destaca-se a implantação de laboratórios de química, física e biologia, que permitem a realização de experimentos práticos nestas áreas. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade para explorar a utilização dos aparelhos Chromebooks, uma implementação no ambiente escolar, na inovação pedagógica, na promoção da inclusão digital e no enriquecimento das ferramentas, que proporcionarão oportunidades de aprendizado para os estudantes.
Os estudantes terão ainda a oportunidade de exploração do potencial educacional da Realidade Virtual e Aumentada, apresentando a integração dessas tecnologias ao currículo educacional. Serão exibidos aplicativos educacionais que demonstram a aplicabilidade dessas tecnologias, proporcionando imersão e interação inovadoras.
Os Games e Robótica, uma atividade envolvente, vai oferecer aos participantes a oportunidade de desafiarem outros visitantes em partidas do clássico jogo Pong. Além de entretenimento, essa atividade proporciona uma visão prática sobre Internet das Coisas (IoT) e microprocessadores, remetendo aos primórdios dos jogos digitais.
A Seduc também irá levar à Fecit a Camiseta de Realidade Aumentada (Espaço Instagramável), um projeto imersivo que utiliza a realidade aumentada para fornecer uma experiência educacional sobre o corpo humano. Com projeções em 3D e vídeos 360º, os visitantes poderão explorar os sistemas circulatório, respiratório e digestivo de forma altamente envolvente.
Parceria
Com parceria entre a Seduc e a Receita Federal, representada no Tocantins pelo delegado Ricardo Wagner Magalhães Gomes, vários smartphones vão permitir aos estudantes explorar experiências imersivas 3D utilizando aplicativos de realidade aumentada para o ensino de ciências, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.
Ricardo Wagner Magalhães Gomes informa que os produtos fornecidos irão beneficiar a sociedade. “Os instrumentos repassados à Educação são provenientes de apreensões, e devem ser utilizados como recursos educacionais digitais por meio do uso tecnológico ressignificado”, afirmou o delegado.
Com a participação da Seduc no evento, os objetivos a serem alcançados são de mobilizar a população em torno do empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia. A finalidade é de identificar talentos, valorizar a criatividade na elaboração e execução dos projetos; propiciar o debate sobre as estratégias e mudanças necessárias para a popularização da ciência e despertar nos discentes e docentes o gosto e o interesse pela pesquisa científica.