A escolha dos membros das Comissões Permanentes da Câmara de Palmas quebrou um pouco a rotina de calmaria no parlamento palmense, na última segunda-feira (13/02).
Por articulação do Paço Municipal, um membro da base da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) deveria presidir a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR), classificada como a mais importante e decisiva da Câmara. O nome escolhido foi o da vereadora Professora Iolanda Castro (PTB).
No entanto, a parlamentar havia sido eleita para a Mesa Diretora, biênio 2023/2024, ocupando o cargo de 2ª secretária.
Nesta gestão, o atual presidente é o vereador Folha Filho (PSDB), que tem ainda Pedro Cardoso (UNIÃO) como vice-presidente, Solange Duailibe (PT) como 1ª secretária e Waldson da Agesp (PSDB) como 3º secretário.
Conforme o regimento da Câmara, membros da Mesa Diretora não podem fazer parte das Comissões. Por isso, a vereadora Professora Iolanda Castro renunciou à 2ª Secretaria para concorrer ao cargo de presidente da CCJ. O vereador Márcio Reis (UNIÃO) foi eleito para substituí-la na Mesa.
Força tarefa para manter a CCJ nas mãos da base situacionista
A “manobra” que envolveu a renúncia foi arriscada, todavia, uma frente governista garantiu a eleição da aliada da prefeita por 3×2, batendo o oposicionista Rogério Freitas (PSD). A vice-presidência ficou com o vereador Daniel Nascimento (REPU). Tinham direito a voto os membros da Comissão anterior, biênio 2021/2022, quais sejam: a própria vencedora do pleito e seu adversário, o vice-presidente aclamado com cinco votos, além de Solange Duailibe e Márcio Reis.
Eleições das outras Comissões foram insossas, sem disputas
Para as outras Comissões, as chapas registradas foram eleitas por aclamação, sem disputas internas.
Para a Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle, o vereador Eudes Assis (PSDB) foi reconduzido ao cargo de presidente, enquanto a vice-presidência ficará a cargo do vereador Junior Brasão (PSB).
Já na Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, as titularidades se inverteram, tendo sido eleitos para os cargos de presidente e vice-presidente, Junior Brasão e Eudes Assis.
A Comissão de Políticas Públicas Sociais, foi composta por Daniel Nascimento, presidente e como vice-presidente, Nego do Palácio (PDT).
A Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher, será comandada pela Professora Iolanda Castro e terá como vice, Daniel Nascimento.
Já a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente e ética e Decoro será presidida por Junior Brasão e terá como vice-presidente, Nego do Palácio.
Por fim, para a Comissão de Segurança Pública, foram eleitos os vereadores Joatan de Jesus (CIDADANIA) e Jucelino Rodrigues (PSDB).