Faltando poucos dias para terminar o prazo da reforma das duas unidades do restaurante comunitário em Palmas, muitas pessoas que utilizavam os restaurantes para fazer as refeições estão questionando se as unidades já estão prestes a retomar o atendimento.
O operador de telemarketing Breno Lopes da Silva sempre almoçava no restaurante, mas desde o fechamento da unidade no Plano Diretor Norte, ele tem levado comida de casa para o trabalho.
“Eu geralmente preparo minhas marmitas no domingo e congelo. Vou levando para o trabalho com o passar dos dias. No fim das contas senti que estou gastando mais dinheiro, já que antes eu pagava R$ 3 para comer”, afirma.
Os restaurantes comunitários foram fechados em Palmas no dia 23 de novembro do ano passado. A prefeitura informou na época que as unidades passariam por uma ampla reforma. O prazo da obra informado pelo município foi de 180 dias.
O fechamento tão longo gerou muita reclamação entre a população. Para amenizar a situação, a prefeitura de Palmas criou o programa Restaurante Popular que fornece prato feito ao custo de R$ 3 em restaurantes conveniados. O acesso é exclusivo para palmenses que estão inscritos no Cadúnico.
“Eu reconheço que o programa é muito bom e oferece vários locais para as pessoas almoçarem. Só fico chateado de não estar no cadÚnico por minha renda ultrapassar o valor exigido e não poder almoçar como antes”, pontua Breno.
“Eu sou usuária do programa restaurante popular e pra mim foi uma benção ter tantos restaurantes disponíveis”, afirma a dona de casa Maria das Chagas.
Já sobre as reformas das unidades é provável que os restaurantes não fiquem prontos até o dia 23 de maio, contabilizando os 180 dias. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que as obras dos restaurantes comunitários estão em andamento e a previsão é que sejam concluídas ainda este semestre.
A prefeitura reforçou que enquanto as obras estiverem em andamento. O programa restaurante popular seguirá atendendo á a população assistida. De acordo com números da própria prefeitura, até o mês de abril já foram servidas cerca de 100 mil refeições e o programa tem cerca de 13 mil cidadãos cadastrados.