Brinquedoteca do HGP torna o ambiente hospitalar acolhedor e lúdico

O brincar é importante para o desenvolvimento da criança, seja motor, cognitivo ou psicológico. E, por isso, manter a ludicidade em momentos difíceis pode ajudar a criança a enfrentar e se recuperar. Pensando nisso, o setor de Humanização do Hospital Geral de Palmas (HGP) mantém uma brinquedoteca para os pacientes hospitalizados. O local funciona com a colaboração de doações da própria comunidade.

“É por meio da brincadeira que a criança desenvolve a imaginação e a criatividade que, por sua vez, contribuem com vários aspectos do desenvolvimento infantil, como a fala, a escrita e o raciocínio. No campo psicológico, o brincar traz uma sensação de alívio e alegria para as crianças, e isso faz com que passem pelas situações críticas, como uma internação ou enfrentamento de uma doença, de uma forma mais leve”, explica a pedagoga e orientadora pedagógica, Daniele Souza dos Santos.

Com isso, a brinquedoteca desempenha um papel fundamental no ambiente hospitalar, oferecendo um refúgio de distração para crianças em meio a situações de doença e desconforto. Além de proporcionar um espaço seguro e acolhedor, a brinquedoteca promove o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, permitindo-lhes explorar sua criatividade, interagir com outros pequenos pacientes e esquecer, por um momento, os desafios médicos que enfrentam. 

Segundo a assistente social do HGP, Goiamara Borges, o hospital tem 38 leitos de internação infantil, além do pronto-socorro, UTI e ambulatório, possibilitando que sejam internadas cerca de  55 crianças e todas elas tem livre acesso à brinquedoteca. “Nosso projeto começou com o apoio da Gestão Estadual e, além disso, recebemos as doações de voluntários que nos despertam um sentimento de muita gratidão, pois sabemos que vão beneficiar as pessoas que mais precisam, além de contribuir com os projetos que realizamos aqui”, conta a profissional.

Entre os mais de 300 voluntários que apoiam as ações do hospital, estão os colaboradores da Energisa que arrecadaram brinquedos durante a primeira quinzena de outubro. “Entre nossas ações de voluntariado, está a doação de brinquedos, roupas e outros objetos. Desta vez, pensando no Dia das Crianças, conseguimos arrecadar aproximadamente 90 brinquedos que foram entregues, além do HGP, para o projeto Sementinhas de Amor, em Palmas, e o projeto A Casa da Maria, em Araguaína, que recebe 35 crianças todos os sábados”, explica o analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, Domingos Junior. 

As doações modificam a rotina de pessoas como Eliane Patrícia de Souza Silva, que esteve na unidade hospitalar com sua filha Helena. “Eu estava no dia da distribuição dos livros nos leitos e fiquei muito impressionada e feliz com a passagem do Nevoeiro e sua trupe nos leitos. Com certeza faz a diferença no dia a dia das crianças todo esse amor e alegria que eles transmitem, dá para vê no sorriso das crianças. Minha filha também teve acesso à brinquedoteca, que inclusive deixa os brinquedos serem levados aos leitos”.

Doações

Para ajudar a manter a brinquedoteca do HGP, qualquer pessoa ou empresa pode doar brinquedos, roupas e objetos de limpeza e higiene para o setor de humanização. Para entrar em contato, o interessado pode ligar no telefone (63) 3218-7898. (Com a colaboração da Ascom da Energisa).