Atuação da Companhia de Bombeiro Militar em Guaraí beneficiará cerca de 108 mil moradores

A criação da 7ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (7ª CIBM), com sede em Guaraí, irá beneficiar diretamente cerca de 108 mil moradores de 16 municípios da região centro-norte do Estado. A instalação da Unidade Operacional é uma ação direta do governador Wanderlei Barbosa, por meio do Decreto n° 6.774/2024, divulgado nessa terça-feira, 16, destacando efetivo e investindo em viaturas, para atender essa população.  

Essa quarta-feira, 17, marcou o início definitivo dos trabalhos do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) na região. “Toda a corporação está alegre com este passo. É um ganho que todos nós estamos celebrando e agradecemos a cada parceiro que apoiou a causa. Agora, vemos uma estrutura grandiosa, bonita, bem localizada e que muda totalmente o histórico de atendimento para esta parte do Tocantins”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.

7ª CIBM

Apenas uma ocorrência de natureza Emergência Clínica foi atendida até as 20 horas do dia 17. O motorista de caminhão, de 62 anos de idade, chegou à Unidade Operacional, por volta das 14 horas, apresentando reação alérgica por medicação, e foi encaminhado pela equipe para o Hospital Regional.

As equipes da 7ª CIBM vão atender todas as naturezas de ocorrências, igualmente às demais Unidade Operacionais, a exemplo de atendimento pré-hospitalar, desencarceramento, combate a incêndios urbano e florestal, ações de defesa civil, salvamento aquático, terrestre e em altura, entre outro.

“Ela é uma Unidade completa, com todas as atividades desempenhadas pela Corporação e demonstra o crescimento do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e é um marco para todos nós com mais uma região sendo atendida”, concluiu o comandante da Unidade Operacional, tenente-coronel Danúbio Kelly.

A sede da 7ª Companhia Independente foi construída pela prefeitura de Guaraí, com investimentos de aproximadamente R$ 1,2 milhão, além de ter cedido o terreno para a execução do projeto, às margens da Rodovia BR – 153, com a Avenida Bernardo Sayão.

Reação local

A alegria com a chegada da 7ª CIBM é revelada também pela população. A bancária Euvane Milhomem que, há nove anos, reside em Guaraí, revelou que todos os dias passa em frente ao Quartel com os filhos Lucas e Mariana. E na noite desta quarta, não perdeu a oportunidade de entrar na Companhia com as crianças e conhecer as novas instalações. “Pra gente, esta é uma realização. Nossa expectativa era muito grande, pois sempre tivemos essa necessidade. É muito gratificante e estou muito satisfeita e feliz de ter a Unidade aqui definitivamente. A população agradece e dá as boas-vindas ao Corpo de Bombeiros na nossa cidade”, afirmou Euvane.

Marcos Lauermann também revelou sua alegria com a chegada do CBMTO. Ele é mototaxista atuante na região há 14 anos. “A chegada dos bombeiros representa muito. É uma maravilha para a cidade e a região, pois os bombeiros são preparados e bem eficazes”, comentou.

A jovem Daiane Craveiro da Silva, de 20 anos, nascida na cidade, não negou sua satisfação ao passar na frente da Unidade enquanto as viaturas manobravam no estacionamento. “É a melhor coisa que aconteceu por aqui”, afirmou Daiane, que revelou seu desejo de ser bombeira militar. “Vou chegar lá”, completou a jovem.

Funcionário de uma loja ao lado da 7ª Companhia, Diego Amaro é outro que nasceu em Guaraí e vê a chegada da Unidade como um grande projeto. “Era uma grande necessidade nossa e a chegada dos bombeiros é algo excelente para a região”, contou.