ATCP apresenta balanço e anuncia revisão de toda a frota do transporte coletivo

A Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) apresentou na manhã de quinta-feira, 2, um balanço de operação do transporte coletivo urbano pela Prefeitura de Palmas. No evento, foram destacados alguns avanços da nova gestão, como aumento da frota de ônibus circulando e de motoristas contratados para atuar no sistema. Junto com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, o presidente da ATCP, Fábio Chaves, afirmou que todo o patrimônio do sistema de transporte público está passando por vistoria, o que inclui revisão de toda a frota e a retirada de circulação de veículos fora de padrão.

Ao todo 189 veículos fazem parte da frota. Melhorias como limpeza geral e troca de tapeçaria estão sendo realizadas.

“A prefeita assinou hoje uma ordem de serviço autorizando estudo de viabilidade de compra ou locação de 60 ônibus novos, para substituição de parte da frota avariada e ampliação das linhas ofertadas. Parte destes veículos será de ônibus elétricos”, reforçou Chaves.

Durante a coletiva, Chaves apresentou informações sobre o histórico do transporte urbano na Capital, desde sua implantação; o processo de transição do modelo de concessão pública para a operação direta pela Administração Municipal, a partir da criação da autarquia; e um diagnóstico preliminar das condições em que o sistema vinha sendo operado. 

Entenda

Antes da ATCP assumir o sistema de forma direta, em fevereiro deste ano, a operação feita pelas empresas concessionárias contava com 140 ônibus circulando. Atualmente, sob gestão da agência, saem das garagens 145 veículos. “Considerando uma realidade do dia 31 de janeiro deste ano já há um aumento do número de ônibus em circulação e esse número está sendo ampliado na medida em que estamos trabalhando nas melhorias do sistema”, afirmou Chaves. 

Sobre a contratação de motoristas para atuar no sistema, a ATCP já contratou 161 motoristas até o último dia 1º. Em escala, além destes, há 38 requisitados junto à empresa Viacap. Totalizando 199 motoristas operando o sistema gerido pela agência. A agência segue com contratação não só de motoristas, mas também de outros profissionais que darão suporte a operação do sistema de transporte coletivo urbano da Capital.