A advogada de Paraíso, Lourdes Otaviani, de 71 anos, veio a óbito no sábado, 24, no Hospital Geral de Palmas (HGP). As causas da morte estão sendo investigadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO), que abriu um inquérito após identificar sinais de violência e maus tratos.
Conforme a SSP, o caso é investigado pela 6ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Paraíso.
Em janeiro deste ano, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência em Paraíso, onde encontrou a idosa com sinais de de violência grave e diversos hematomas pelo corpo.
Depoimentos de pessoas próximas a advogada indicam que o filho, de não nome revelado, pode ser o suspeito das agressões.
Em nota a OAB-TO, informou, através de sua assessoria, que está acompanhando o caso desde o início e instou ao MP a prisão preventiva do suspeito.
Veja a Nota da Secretaria de Segurança Pública
A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informa que, neste sábado, 24, foi registrado na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, o Boletim de Ocorrência em razão da morte de Lourdes Otaviani, 71 anos, que estava internada no Hospital Geral de Palmas desde o dia 17 de janeiro de 2024, quando foi transferida do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, com múltiplas lesões.
A SSP-TO informa ainda que um inquérito policial foi instaurado pela 6ª Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Paraíso do Tocantins) para apurar a violência sofrida pela vítima. O exame de corpo de delito foi feito ainda no hospital, bem como testemunhas e o suposto autor foram ouvidos. O inquérito foi concluído no dia 1º de fevereiro e encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
Por fim, a SSP-TO reforça que pela natureza criminal, o caso corre sob sigilo, e informa que, a autoridade policial, responsável pelo caso, comunicará nos autos sobre o falecimento da vítima, bem como juntará o exame cadavérico.
Veja na íntegra a Nota da OAB Tocantins:
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins manifesta profundo pesar pela trágica morte da advogada Lourdes Otaviani, da cidade de Paraíso do Tocantins.
A OAB/TO informa que acompanhou a advogada em sua internação no Hospital Geral de Palmas, quando apresentou lesões graves pelo corpo. A Subseção de Paraiso do Tocantins tem acompanhado as investigações da Polícia Civil e as respectivas ações tomadas pelo Ministério Público do Estado.
A OAB Tocantins vem dando total apoio a familiares da advogada e esclarece que continuará acompanhando o caso até que as causas da morte de Lourdes Otaviani sejam devidamente esclarecidas.