Wanderlei celebra os 35 anos do Tocantins em evento da PM, em Porto Nacional

Em comemoração aos 35 anos do Estado do Tocantins, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou nesta quarta-feira, 4, o desfile militar, na Praça do Centenário, na cidade de Porto Nacional. O evento marcou uma data significativa para o Estado, reafirmando o compromisso contínuo da Polícia Militar em servir e proteger a comunidade e teve a presença do governador Wanderlei Barbosa.

Em um discurso emocionante, o governador Wanderlei Barbosa expressou sua gratidão à dedicação e ao serviço exemplar dos policiais militares ao longo dos anos. Ele destacou o papel crucial desempenhado pela PMTO na manutenção da segurança e da ordem no Estado e enfatizou a importância de reconhecer aqueles que contribuíram significativamente para a sociedade tocantinense ao longo dessas três décadas e meia. “Alegra-me muito, na condição de Governador deste Estado, poder estar entre homens e mulheres da Polícia Militar, que tanto contribuíram e contribuem com a história do nosso Tocantins. Hoje é um momento marcante para todos nós, pois aqui somos testemunhas de um trabalho exemplar feito pela instituição da Polícia Militar. Nós nos orgulhamos da nossa trajetória, da nossa história, o desmembramento do Tocantins do norte de Goiás trouxe inúmeros benefícios para o nosso povo, em especial o reconhecimento da nossa identidade. Parabéns à Polícia Militar tocantinense, por fazer desse Estado um lugar maravilhoso para todos”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral da PMTO, coronel PM Antônio Barbosa Mendonça, ressaltou a honra de liderar uma instituição tão respeitável e valorosa como a Polícia Militar do Tocantins. “Hoje é dia de celebração, temos muito orgulho da instituição Polícia Militar. É muito justa a homenagem àqueles que tanto contribuem para a segurança do Estado e Porto Nacional é o cenário perfeito para essa festa, pois essa cidade teve um protagonismo no processo de separação do Estado. Eu me sinto honrado em comandar e liderar a PM no momento em que o Tocantins celebra 35 anos”, destacou o coronel Barbosa.

Homenagens

A Polícia Militar também prestou homenagem aos veteranos por meio da entrega dos Botons (broches) de Veterano e da Moeda de Veterano, reconhecendo o comprometimento e a dedicação de todos os policiais militares que contribuíram para a história e o progresso da instituição ao longo dos anos. Um dos condecorados foi João Luiz Alves, reformado como primeiro-sargento. Quando ingressou na Polícia Militar, em 1972, o Estado ainda pertencia à Goiás e João Luiz acompanhou de perto todo o processo para que o Tocantins se tornasse realidade, atuando em mais de 10 cidades tocantinenses. “É um momento histórico, nosso trabalho ser reconhecido é muito gratificante. Tenho 25 anos de reserva, pretendo viver muito mais de 25 anos, contando e me orgulhando da história do meu Estado”, destacou João, que é natural de Pedro Afonso.

Quando ingressou na Polícia Militar, em 1991, Silvânia Benvindo não imaginou o quanto seria importante o seu papel na segurança pública do Tocantins. Natural de Tocantínia, ela foi reformada em 2017, antes de atuar em diversas cidades, como Araguaína, Miracema, Arraias, Porto Nacional e Palmas, e, hoje, se sente honrada, não só pela homenagem, mas também por ter contribuído com a atuação da segurança pública do Tocantins em diferentes épocas. “Para mim, a palavra do dia é gratidão, pois é um momento único. A Polícia Militar tem dado essa importância aos veteranos, o que me deixa muito feliz; trabalhamos de forma incansável por esse Estado e estamos orgulhosos disso”, pontuou.

5° Batalhão 

Durante o evento, foi oficialmente entregue a conclusão da reforma do 5° Batalhão da Polícia Militar ( BPM), conhecido como Batalhão Antônio Lopes da Conceição, localizado em Porto Nacional. Esta unidade, que passou por renovação, agora apresenta uma instalação revitalizada e modernizada, pronta para atender as demandas de segurança pública. A reforma abrangeu diversas áreas, incluindo infraestrutura, melhorias nas condições de trabalho e aprimoramento de recursos técnicos. O  5° BPM desempenha um papel crucial no policiamento das cidades que incluem Porto Nacional, além dos municípios de Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Monte do Carmo, Santa Rosa e Silvanópolis, prestando serviços essenciais a uma população estimada em 95 mil pessoas.

Na oportunidade, foi inaugurada simbolicamente a reforma do Núcleo de Saúde do 5° BPM. A unidade específica para as corporações militares oferece serviços clínicos com atuações de médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais. A reforma do Núcleo em Porto Nacional contemplou reparos completos nas instalações internas, como pinturas, instalação elétrica e ampliações de salas.