Pesquisa Vope em Araguaína: Wagner Rodrigues soma 36% e Jorge Frederico 31%

O primeiro levantamento em Araguaína neste ano pelo Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VOPE e o Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins, realizado na cidade entre os dias 14 e 17 de maio de 2024, trouxe as intenções de voto dos eleitores para a eleição municipal que irá ocorrer em outubro.

A pesquisa teve aplicação de 700 questionários com os eleitores no município e apresenta margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%. O número do registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO é TO-02359/2024.

Os dados da consulta estimulada mostram o atual prefeito, Wagner Rodrigues (União Brasil), liderando a preferência do eleitorado com 36% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Jorge Frederico, do Republicanos, com 31%, e tecnicamente, no limite da margem de erro, pode-se inferir um empate entre os dois pré-candidatos de Araguaína.

O deputado federal Célio Moura, do PT, vem em terceiro lugar, com 7% das intenções de voto. Além dos pré-candidatos mencionados, a pesquisa também apontou que 16% dos entrevistados estão indecisos sobre em quem votar nas eleições deste ano. Outros 8% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 2% dos eleitores preferiram não responder à pergunta. O Instituto utiliza números redondos.

Confira os números da rejeição entre o eleitorado

Além das intenções de voto na consulta estimulada, a pesquisa VOPE\Jornal Primeira Página também mediu a rejeição dos pré-candidatos à prefeitura de Araguaína. O número do registro da pesquisa junto ao Tribunal Superior Eleitoral é TO-02359/2024.

Pesquisa realizada entre os dias 14 e 17 de maio de 2024. Número do registro TO-02359/2024.

Foram entrevistados 700 eleitores entre os dias 14 a 17 de maio, e o levantamento possui uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Os resultados indicam que o atual prefeito, Wagner Rodrigues, do União Brasil, possui o maior índice de rejeição entre os pré-candidatos, com 27% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma.

O deputado federal Célio Moura, do PT, é o segundo mais rejeitado, com 18%, enquanto Jorge Frederico, do Republicanos, tem um índice de rejeição de 11%.

A pesquisa revela ainda que 31% dos entrevistados no município de Araguaína não rejeitam nenhum dos pré-candidatos listados. Além disso, 10% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 3% não responderam à pergunta sobre rejeição.

Metodologia

O Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – VOPE e o Jornal Primeira Página, de Palmas, capital do Tocantins, realizaram pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito de Araguaína, na modalidade estimulada, com as entrevistas ocorrendo entre os dias 14 a 17 de maio de 2024.

O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-02359/2024. Foram ouvidos 700 eleitores, com a cidade sendo dividida em seis setores englobando os bairros. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.

As entrevistas com os eleitores de Araguaína foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q sendo parâmetros de sucesso e insucesso de determinado evento, tendo por objetivo o dimensionamento da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência o mês de abril de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e renda per capita da população.